(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos, diz pesquisa

Não existe uma fórmula certa para a felicidade, cada empresa tem suas particularidades. Por isso, é importante cultivar bons hábitos


16/09/2019 13:36 - atualizado 17/09/2019 15:18

(foto: Gerd Altmann/Pixabay/Reprodução)
(foto: Gerd Altmann/Pixabay/Reprodução)

A qualidade de vida está diretamente ligada à produtividade no trabalho. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.


“Não existe uma fórmula certa para a felicidade. Cada empresa tem suas particularidades. Por isso, antes de tudo, é preciso entender a proposta da organização e o perfil dos colaboradores para chegar a uma ideia de ambiente ideal. E isso é uma grande dificuldade”, explica Emerson Dias, coach, consultor de carreira e diretor de liderança e gestão de pessoas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Pensando em como colocar essa lição em prática, o especialista identificou quatro estratégias para criar um ambiente acolhedor e ter uma equipe feliz:

 

Realizar uma pesquisa de clima organizacional

Ouvir o que cada funcionário tem a dizer é importante para estabelecer uma relação de confiança, conhecer as expectativas de cada um e aprimorar o ambiente da empresa. A pesquisa pode envolver questões relacionadas a salários, oportunidades, condições de infraestrutura etc. "Mais importante ainda do que fazer a pesquisa é estar disposto a trabalhar verdadeiramente com o que vier de resultado", ressalta.

 

Envolver colaboradores

Ao se sentir parte da empresa, os funcionários trabalham melhor e são mais felizes. Por isso, deixá-los mais próximo dos líderes e mostrar que sugestões são bem-vindas é um bom caminho. “Envolver os colaboradores na construção da pesquisa de clima, por exemplo, já é um bom começo. Isso inclui ir a campo, conversar com as pessoas, coletar os pontos mais importantes e considerá-los no formulário”, diz.

 

Criar um ambiente agradável Invista em uma boa iluminação, móveis confortáveis e uma decoração que desperte o interesse dos colaboradores. São medidas fáceis e rápidas de implementar, mas que trazem grandes resultados, tanto de curto como de médio e longo prazos. 

 

Reconhecer as conquistas Comemorar e reconhecer uma negociação bem-sucedida, uma grande venda ou qualquer outra conquista dos colaboradores é uma maneira de demonstrar gratidão. “Premiações sempre motivam os funcionários. Mas, em vez de manter um padrão, procure individualizá-las. Se o colaborar premiado irá se casar, pode precisar de um bônus em dinheiro para mobiliar a casa, e não de um celular novo. Já aquele que está em busca de um aperfeiçoamento de uma língua, pode se sentir muito mais feliz ganhando um curso de idiomas”, sugere.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)