(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Conheça ferramentas que auxiliam os profissionais no mercado de trabalho

O assessment, outplacement e o coaching são ferramentas que auxiliam o profissional a encontrar soluções para a carreira


06/06/2022 11:00 - atualizado 06/06/2022 11:34

Mulher segura notebook com várias setas saindo com palavras sobre plano de carreira
É possível o profissional se autoavaliar e voltar ao mercado de trabalho sem a ajuda de ninguém, mas o processo é mais rápido e eficiente com ajuda especializada (foto: Gerd Altmann/Pixabay )


Assessment. Outplacement. Coaching. Você conhece estas ferramentas e como elas podem contribuir no andamento da sua carreira? Madalena Feliciano, gestora de carreira na Ipcoaching, afirma que estes processos consistem, resumidamente, na avaliação do profissional, identificando pontos fortes e pontos a serem melhorados, na recolocação no mercado e no aumento da performance.

A especialista destaca que é possível o profissional se autoavaliar e voltar ao mercado de trabalho sem a ajuda de ninguém, mas é claro que este processo se torna muito mais rápido e eficiente quando ele pode contar com o auxílio de uma empresa especializada, ou seja, profissionais que podem orientá-lo com relação a postura na entrevista, revisão do currículo, pontos a serem melhorados e ainda ampliar a rede de contatos, gerando maior possibilidade de recolocação, comenta a especialista.

Madalena Feliciano explica que o assessment é um método muito indicado para as empresas que desejam obter os melhores resultados dos colaboradores. "Essa ferramenta auxilia no desenvolvimento de habilidades de alto desempenho, descobrindo o que há de melhor em cada profissional e elevando ainda mais a capacidade existente nele."

Por meio de avaliações de competência, o assessment auxilia as empresas na hora de estabelecer metas para selecionar e recrutar, avaliar o desempenho dos colaboradores, medirem o clima organizacional e criar planos de carreira.

"Com esse apoio, o profissional percebe seus pontos fortes e as áreas a serem trabalhadas para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional. Esse é um serviço que atualmente muitas empresas contratam a fim de conhecer melhor os seus funcionários e retirar o máximo deles, ao mesmo tempo em que oferecem para eles um ambiente seguro e agradável de trabalho – já que também auxiliam na hora de medir e melhorar o clima empresarial", destaca a especialista da IPCoaching.

ACONSELHAMENTO, APOIO E ESTÍMULO

Já o outro processo, chamado de outplacement, a gestora de carreira diz que pode ser resumido no artifício de aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional desligado da empresa, preparando-o técnica e psicologicamente para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de sua carreira.  

O coaching, destaca Madalena Feliciano, é a metodologia mais assertiva em busca de resultados, autoconhecimento, plano de ação, mudanças de hábitos e comportamento e ainda na transformação de crenças limitadoras, desta forma ampliando o resultado em diversas áreas da vida do profissional.

"É fato que o profissional pode ser desligado de uma empresa e conquistar outra vaga sozinho, sem o auxílio de ninguém. Mas estes processos são de grande valor para poder passar por esta fase de forma mais tranquila e direcionada", avisa a gestora de carreira.

Madalena Feliciano lembra ainda que, além disso, o especialista auxilia o profissional na montagem correta do seu currículo, tornando-o comercial e atrativo, e no seu perfil no Linkedin (que funciona como um currículo on-line, disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana – e pode ser acessado por todos).

Ela destaca ainda a manutenção de um bom networking, "seja pessoalmente ou pela internet, por meio de redes sociais e profissionais e ainda trabalhamos fortemente a motivação e auto-estima, desta forma obtendo excelente resultados nos processos seletivos, ressalta a profissional. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)