Publicidade

Estado de Minas

Concursos públicos: estudar no carnaval ou cair na folia?

Professor dá dicas de como conciliar os estudos e as festas


postado em 01/03/2019 10:00 / atualizado em 06/03/2019 11:32

(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros está chegando, o carnaval! Mas para muitos estudantes o feriado deixa uma dúvida: estudar ou curtir as festas? Permanecer focado em dias com tantas distrações pode ser uma tarefa difícil, mas para o professor de informática e planejador de estudos Jorge Fernando, do IMP Concursos, a época de festas também é importante para os concurseiros.

"O carnaval está chegando assim como vários concursos que ocorrerão no Distrito Federal, como o da Polícia Civil, Sedestmidh e BRB. Os alunos precisam fazer uma análise de auto consciência para saberem se estão em condições de fazer uma pausa ou se é melhor ficar estudando”,comenta.

No IMP às aulas seguem normalmente, até mesmo no feriado. Sábado e domingo as aulas serão somente pela manhã, na segunda e na sexta feira haverá aulas nos períodos da manhã e da noite. Já na terça feira, os alunos poderão ir assistir as aulas no período matutino e vespertino. 

Juliana Soledad (28) está focada para o concurso da Sedestmidh e não pretende parar de estudar no feriado. Ela está estudando há uns três meses e conta que na parte da tarde costuma ficar na biblioteca da faculdade. A estudante afirma estar com um pouco de dificuldade, já que a maioria das bibliotecas estarão fechadas. Ela comenta que irá para um aulão em um cursinho no domingo. "Dependendo de como será a aula talvez eu passe em um bloco, mas não posso demorar, já que na segunda feira começo cedo. O foco principal são os estudos”.
O professor também comenta que o principal para essa época é ter planejamento, já que muitos dos editais já foram anunciados e a quantidade de conteúdos é grande para pouco tempo de estudos. “Não é recomendado para os alunos que começaram a estudar recentemente perderem esse tempo para irem para os blocos ou festas. Quem já está mais avançado e com alguns conteúdos mais em dia tem uma possibilidade maior de poder aproveitar um pouco, fazer uma viagem mais curta, desde que façam com cautela”. 

Nesse período os concursos estão em fase de muitas possibilidades, onde os candidatos que se esforçarem um pouco mais podem conseguir a tão esperada estabilidade. Jorge afirma também que o psicológico afeta muito no período dos estudos. “Não adianta também o aluno ficam em casa pensando que poderia estar curtindo. Vai acabar não concentrando e os estudos não vão render”.

Gabriel Ramos (23) também pretende aproveitar o feriado para estudar. Ele estuda há três anos e está focado para o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). "Estudo em torno de 5 horas por dia, de segunda a sábado. Domingo é dia de descanso, se não a rotina se torna insustentável", disse.

Neste domingo, ele pretende sair para aproveitar um pouco o carnaval, mas ele afirma que o foco principal são os estudos e que não acredita ter chances para quem não abre mão de algumas coisas. Apesar dos dias de feriado serem um momento bom para os estudos, Gabriel também aponta algumas dificuldades. "O barulho acaba obrigando a ter um foco maior, mas por outro lado me dará uma vantagem perante alguns foliões que farão a mesma prova. Acredito que a maior diferença será essa”,finaliza.

Confira alguns concursos de destaque e fique atento aos prazos:


SLU

Aeronáutica

Exército

Marinha
Confira aqui!

Leia mais: 
Concursos autorizados no DF somam 1.375 vagas e salários de até R$ 28 mil

*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende.


Publicidade