(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Portões dos locais de provas do Enem já estão abertos

O encerramento deste segundo dia de testes é meia hora antes do que na semana passada, às 18h30; hoje é dia das avaliações de Matemática e Ciências da Natureza


postado em 10/11/2019 12:15 / atualizado em 10/11/2019 12:59

(foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)

Os portões dos locais de prova do Enem foram abertos ao meio dia deste domingo. Os estudantes podem entrar nas unidades até as 13h e o início das prova será às 13h30. O encerramento deste segundo dia de testes é meia hora antes do que na semana passada: o exame termina às 18h30. Hoje é dia das avaliações de Matemática e Ciências da Natureza, áreas do conhecimento consideradas o ponto fraco de muita gente.


No Pitágoras da Avenida Afonso Pena o movimento foi intenso até a abertura pontual dos portões, ao meio-dia, mas sem problemas. Ao longo das fileiras de estudantes, uma equipe da instituição percorria uma a um para ajudar a certificar que a documentação e o material básicos estavam com os candidatos.

Alguns estudantes, como  os colegas Fabrício Alves, de 16 anos, e Rafaella Denare, de 17, repassaram algum conteúdo na reta final. "Não tem como esquecer e distrair, a gente pensa no Enem o ano inteiro, quando chega a hora quer ir bem e por isso foca muito", disse a estudante. "Estou treinando e acho que é uma oportunidade de me preparar melhor para o ano que vem. Quero fazer medicina. O investimento vai ser alto e por isso já quero estar preparado", disse Fabrício.

Samuel Vitor Sudário, de 17 anos(foto: Mateus Parreiras/ EM/ D.A Press)
Samuel Vitor Sudário, de 17 anos (foto: Mateus Parreiras/ EM/ D.A Press)
Enquanto alguns demonstravam ansiedade, outros procuraram relaxar. Os amigos Samuel Vitor Sudário, de 17, aluno do Colégio Getsêmani, e Emanuel Elias dos Santos, também de 17, aluno da Escola Estadual Anita Bruna Brandão, ficaram na fila conversando sobre amenidades e até sobre o clássico das 16h. "Quero fazer ciência da computação. Minha meta é passar na Federal (UFMG), mas se entrar em outra começo o curso e vou tentando a federal depois. O importante é iniciar o curso", disse Samuel. Na opinião dele, o primeiro dia foi exigente, mas não desanimou. "Linguagens e redação fui bem, mas história e filosofia, nem tanto. Dediquei bastante racho que estou preparado", disse.

Emanuel Elias dos Santos, 17 anos(foto: Mateus Parreiras/ EM/ D.A Press)
Emanuel Elias dos Santos, 17 anos (foto: Mateus Parreiras/ EM/ D.A Press)
Já Emanuel disse que a faculdade será uma atividade auxiliar ao futebol, que pretende ter como profissão. "Se não passar agora numa faculdade pública, entro numa particular também. O importante é me qualificar bem agora", afirma.

Trânsito


Pela manhã, o tráfego ao redor das instituições de ensino que vão aplicar hoje a prova do Enem fluía sem engarrafamentos, de acordo com a BHTrans.  Mas, por volta de 12h, nas ruas da capital, como a Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha, o trânsito já registra o aumento do movimento.

(foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)


No Buritis, local de grande concentração de candidatos, o trânsito também é intenso mas sem retenções.



De acordo com a BHTrans nenhuma ocorrência foi registrada até o momento. A empresa de transporte e trânsito da capital mineira realiza uma operação especial para garantir o bom fluxo das vias durante o exame. A operação será extendida em razão do clássico Cruzeiro x Atlético, no estádio do Mineirão, às 16h.

Fique ligado 


As regras do exame são as mesmas do último domingo, quando 3,9 milhões de participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação.A caneta tem que ser esferográfica, transparente e de tinta preta. Somente ela é permitida na sala de provas. Caso o candidato esteja com lápis, caneta de material não transparente ou qualquer outro objeto em cima da mesa durante o teste será desclassificado.

Os candidatos não podem sair antes de completar duas horas do início do exame. Portanto, como a prova começa às 13h30, o estudante só poderá entregar a prova e ir embora a partir das 15h30. Caso o candidato saia antes, a prova será anulada. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.


 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)