(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONQUISTA

Trabalho de Uberaba sobre saúde bucal na pandemia fatura prêmio em Minas

O título do trabalho foi Educação em Saúde, Promoção e Prevenção da Saúde Bucal em Tempos de Pandemia da COVID-19: Desafios e Estratégias


18/09/2021 22:08 - atualizado 18/09/2021 22:33

O trabalho elaborou uma estratégia para levar conhecimento sobre saúde bucal para crianças, adolescentes e gestantes de Uberaba durante a pandemia
O trabalho elaborou uma estratégia para levar conhecimento sobre saúde bucal para crianças, adolescentes e gestantes de Uberaba durante a pandemia (foto: Creative/Commons/Uberaba)
Um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi premiado como o melhor do estado após evento on-line promovido, entre os dias 13 e 16 setembro, pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG). Além de 'menção honrosa', o trabalho ainda recebeu um prêmio de R$ 5 mil.

Com o título "Educação em Saúde, Promoção e Prevenção da Saúde Bucal em Tempos de Pandemia de Covid-19: Desafios e Estratégias", o trabalho elaborou uma estratégia para levar conhecimento sobre saúde bucal para crianças, adolescentes e gestantes de Uberaba durante a pandemia.

A premiação aconteceu no 2º Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos (Emapespo), realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, de forma on-line nesta sexta-feira (17/8).
 
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Uberaba, os trabalhos foram selecionados a partir de edital público para profissionais, gestores e estudantes da Odontologia, inseridos ou envolvidos na atenção e gestão da saúde bucal, em ações que contribuem para a melhoria na qualidade de vida da população mineira.
 
Ainda conforme a Secretaria de Saúde de Uberaba, a jornada da premiação iniciou-se no dia 2 de agosto de 2021, com a abertura do edital. De 16 a 20/8 houve o treinamento dos avaliadores, em 21/8 iniciou-se a avaliação e o término foi no dia 3/9.

O relato de experiência de Uberaba foi selecionado no dia 6/9, entre os seis do Estado classificados para sustentação e publicação, cujas apresentações foram encaminhadas até 11/9 para a coordenação do evento.
 
No dia 15/9 aconteceu a apresentação oral das experiências e debate com a banca avaliadora; no dia 16/9, a apresentação dos vencedores.
 
“Juntos, elaboramos uma estratégia para levarmos conhecimento sobre saúde bucal para crianças, adolescentes e gestantes de Uberaba, durante a pandemia, que distanciou as pessoas. Tivemos o desafio de superar essa barreira. O caminho encontrado foi a tecnologia virtual”, declarou a chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SMS), Márcia Helena Destro Nomelini.
 
Ainda conforme Nomelini, o trabalho apresentou um material educativo digital em vídeos e, além disso, os alunos das redes municipal e estadual puderam aprender sobre escovação dos dentes, utilização do fio dental, além de conhecimentos sobre o flúor, higienização da língua e da boca. Gestantes e puérperas também receberam orientação virtual.

Com Nomelini assinam o trabalho vencedor outras quatro autoras, todas cirurgiãs-dentistas da rede municipal: Alessandra Siega, Isadora Mundim, Ketellen Kill e Renata Nascimento.

“O projeto foi realizado por meio de uma parceria entre Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Uberaba (envolvendo todos os profissionais de Saúde Bucal da rede), a Secretaria Municipal de Educação, a Superintendência Regional de Ensino e o curso de Odontologia da Universidade de Uberaba (Uniube), tendo a participação dos alunos do Estágio de Saúde Bucal Coletiva”, finaliza nota da Secretaria de Saúde de Uberaba.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)