(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Dia Mundial da Limpeza: europeus fazem coleta de lixo simbólica na Pampulha

Estudantes de pós-graduação retiraram nove sacos de lixo do cartão-postal de Belo Horizonte


18/09/2021 18:49 - atualizado 18/09/2021 19:13

Ver galeria . 8 Fotos Estudantes de pós-graduação retiraram nove sacos de lixo do cartão-postal de Belo HorizonteGladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Estudantes de pós-graduação retiraram nove sacos de lixo do cartão-postal de Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
 

 

Alunos de pós-graduação, a maioria franceses, fizeram uma coleta de lixo simbólica neste sábado (18/9), na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A agenda faz alusão ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado nesta data.

No total, nove sacos de lixo foram retirados do cartão-postal da capital mineira. Apesar de ser símbolo cultural e histórico da cidade, a Lagoa da Pampulha convive com o lixo e o lançamento de esgoto, pesadelos dos belo-horizontinos que sonham com a limpeza integral do espaço.

Alec Barthes, Joffrey Paille e Victoire Lailly são alguns dos jovens que participaram do evento. “É a primeira vez que participo, mas vou participar novamente em alguns meses. Iniciativas como essas são muito importantes para nossa geração. Pequenas coisas que fazemos e são suficientes para mudar o mundo. Hoje, recolhemos nove sacos de lixos”, diz Victoire.

Perguntada sobre a administração das autoridades brasileiras sobre o meio ambiente, Victoire disse que não comentaria, mas ressaltou a grande quantidade de lixo no país. “Há muito lixo espalhado em lugares não adequados, como garrafas e embalagens de comida”, lamenta a estudante.

 

 

 

A atividade teve coordenação da escola de negócios Skema e do Projeto Associação Rescue Ocean Brasil, a partir do Hope (sigla em inglês para Organização Humanitária para a Promoção da Igualdade).

Uma iniciativa particular que se soma ao trabalho de trabalhadores a serviço da prefeitura, que retiram todos os dias cerca de 5 mil quilos de detritos de dentro do espelho d'água.

Para Marine Jeannon, Embaixadora do Projeto Rescue Ocean Brasil, a missão da ação é tentar evoluir mentalidades: “A questão do lixo é séria. A maneira como tratamos aquilo que não nos serve mais é uma reflexão importante para toda a sociedade”, alerta a estudante.

A cada semestre, um aluno membro da HOPE torna-se representante do Projeto Rescue Ocean em Brasil: ele supervisiona dois eventos (despoluição ou conscientização).

Depois de já ter organizado duas despoluições e uma dia de sensibilização para crianças carentes, as duas associações vão organizar um segundo Dia Mundial da Limpeza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)