(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2020

MEC divulga tema da redação do Enem; saiba qual é

Neste domingo (17/01) os estudantes têm 5h30 para fazer a redação e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias


17/01/2021 14:13 - atualizado 17/01/2021 18:50

Prova do Enem 2020 começou às 13h30(foto: Reprodução)
Prova do Enem 2020 começou às 13h30 (foto: Reprodução)
Foi dado início às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A primeira etapa, dividida entre a redação e responder 90 questões de múltipla escolha - 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tema da redação é “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
 
 
A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em sua conta oficial no Twitter e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame.
 


Para Janiny Nominato, professora e coordenadora da área de redação do Chromos, o tema da redação relacionado à saúde é esperado devido ao ano de pandemia que estamos vivendo. “É muito interessante a gente pensar nesse tema voltado para a saúde mental, uma vez que um dos efeitos da pandemia foi justamente acarretar a população mundial de um vasto espectro de doenças mentais”, explica. “Nesse sentido, nos termos de atualidade, o Enem manteve a sua palavra em cobrar um tema que provoca discussão social, nesse caso é esperado para o eixo”, disse.

Em relação às habilidades que os alunos precisam para desenvolver um bom texto, Janiny explica que existem diversas formas de desenvolver uma discussão sobre o tema. “Os alunos precisam dar conta de abordar o problema. O estigma, que é o preconceito, a dificuldade de discutir e tratar doenças mentais como um tabu é uma grande questão problemática hoje na sociedade, seja na área trabalhista, estudantil, cotidiano das pessoas de algo com a família. Então nesse sentido é algo muito importante também a se falar”, comenta.

Além disso, também é exigido do candidato um conhecimento sobre os transtornos mentais. “ O aluno também precisa falar sobre essas doenças mentais e saber discutir pelo menos duas formas de doenças”, afirmou. “Pode tratar no geral, claro, mas também pode tratar doenças específicas durante o desenvolvimento do texto. Então pode escolher fazer uma exemplificação sobre transtorno de ansiedade generalizada, falar sobre a depressão, a síndrome de burnout também pelo excesso de trabalho”, exemplifica.

A professora também dá exemplos que os alunos podem se recordar na hora de desenvolver o tema. “Nós tivemos um filme de super sucesso que foi o ‘Coringa’, que trata de uma versão humanizada de uma pessoa que tem o transtorno de expressão, que é um transtorno mental”, disse. “Essa discussão veio à tona justamente por causa desse filme, que teve tanto sucesso e traz o coringa de uma maneira mais humanizada como uma pessoa que também sofre de transtornos mentais”, continua.

Janiny chega a citar outro exemplo, no campo da filosofia, que pode ser abordado no tema de doenças mentais. “Nós também temos um filósofo muito legal, o Byung-Chul Han, que fala da sociedade do desempenho, do cansaço e como que as relações trabalhistas podem afetar o indivíduo em termos de saúde mental, em termos de doenças mentais. Nesse sentido, quem lembrou desse repertório também poderia ter abordado esses dois exemplos na redação”.
 
A coordenadora afirma que está confiante que o aluno do Chromos tem total condições  de fazer uma excelente redação. O assunto cobrado foi trabalhado na proposta semanal e na apostila, o que servirá de repertório para a construção de uma excelente argumentação. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)