Na briga pelo mercado cada vez maior do e-commerce, a Amazon Brasil anunciou, oficialmente nesta terça-feira (8/8), o seu próprio cartão de crédito. Com a novidade, a gigante do e-commerce mundial lança mão de uma estratégia ainda mais agressiva para fidelizar os clientes - que já contam com serviços de assinatura e plataformas de entretenimento próprias.
Com anuidade gratuita, o crédito da Amazon terá duas modalidades: o Prime, para assinantes do serviço de mesmo nome da plataforma; e o amazon.com.br. O primeiro vai dar um cashback de 5% nas compras dentro da plataforma da Amazon Brasil, contabilizando pontos em reais: para cada R$ 100 gastos, por exemplo, R$ 5 poderão ser abatidos de compras no site. O cashback da opção padrão será de 3% no site da varejista. Durante os três primeiros meses, novos clientes vão ganhar um bônus de R$ 50 (Prime) ou R$ 10 (amazon.com.br).
Compras feitas fora do amazon.com.br, inclusive internacionais, também serão revertidas em descontos para compras no Amazon.com.br,, variando de 2% a 1% do valor gasto, dependendo do produto ou serviço adquirido. Também há possibilidade parcelamento de até 15 vezes para compras acima de R$ 1.500 dentro da Amazon Brasil, além de todos benefícios disponíveis a clientes do Platinum do Mastercard, um dos parceiros da Amazon Brasil na empreitada, junto do Bradescard, braço de crédito do Bradesco.
Fidelização do consumidor
Segundo o presidente da Amazon Brasil, Daniel Mazini, os benefícios - como anuidade gratuita e os percentuais de cashback - são permanentes. Ele explica que a estratégia é oferecer a melhor experiência aos consumidores, passando também por uma opção de compra própria.
“Essa fidelidade que vem do e-commerce vem quando a pessoa encontra uma experiência com a qual está satisfeita. O cartão vem muito para complementar essa experiência que a gente tem no site. Lógico, na Amazon pensamos muito em ter a qualidade do catálogo, preço, entrega rápida, ofertas, e tudo isso vai se juntar com uma opção de pagamento boa - e recompensando a fidelidade”, disse Mazini ao Estado de Minas.
Segundo a consultoria Nielsen, de 2020 para cá, o país ganhou 21 milhões de novos compradores no e-commerce. Em busca de preços menores, eles têm sido cada vez menos leais a marcas e a canais de compras.
“Então, [o cartão] é um componente bem importante do aumento dessa fidelização que a gente procura aqui, no segmento brasileiro”, complementa o presidente da Amazon Brasil.
O cartão da Amazon já está sendo oferecido, de forma aleatória, para cerca de 50% dos clientes logados no site. De acordo com Mazini, até o fim do mês, o crédito será ofertado a todos os clientes.
A opção pela contratação poderá ser feita inclusive durante uma compra no Amazon.com.br. A avaliação do crédito do cliente é feita na hora e possibilita o uso do crédito já para a compra em questão, além de outras no site. Para a liberação para compra fora da Amazon, é preciso esperar até 10 dias úteis para receber o cartão físico.
*Viajou a São Paulo a convite da Amazon Brasil
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