(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Bananicultura

Organizadores esperam 8 mil pessoas na Feira da Banana de Delfinópolis

Festa volta com força total, em sua quarta edição, depois de dois anos sem poder ser realizada devido à pandemia; programação tem palestras, exposições shows


17/05/2022 17:09 - atualizado 17/05/2022 17:37

 
Imagem panorâmica de edição da Feira da Banana de Delfinópolis
Feira da Banana, em Delfinópolis, retorna depois de dois anos devido à pandemia de COVID-19 (foto: Sávio Marinho)
 
O município de Delfinópolis promove, de 25 a 29 de maio, a quarta edição da Feira da Banana, organizada pela Adelba (Associação dos Produtores de Banana) e Sicoob Saromcredi. No programa, palestras, dia de campo, mesas redondas, exposição de máquinas, insumos, equipamentos e shows. Nos últimos dois anos, a Feira foi suspensa devido à pandemia de COVID-19.
 
“Aguardamos cerca de 8 mil pessoas na festa e estamos muito otimistas com esse retorno”, disse o presidente da Adelba, Hugo Marinelli Correa.
 
Na Feira, que espera produtores de banana de todo o Brasil, novos genótipos de bananas e plátanos (árvores) desenvolvidos pela Embrapa serão apresentados. Os produtores conhecerão uma nova variedade de plátano, BRS Terra Anã, e um novo programa de pesquisa conduzido pela Epamig, que visa estabelecer os níveis adequados de nutrientes no tecido foliar para as lavouras da região, níveis estes que poucas regiões do Brasil possuem.
 
Haverá também mostra de artesanato de fibra de bananeira, de produtos derivados como doces e licores, e o concurso do maior cacho de bananas produzido no município.
 

Força

Delfinópolis é hoje o segundo maior produtor de bananas do Estado de Minas Gerais. Ao todo,  150 produtores cultivam uma área de 3.700 hectares. A produção estimada para este ano é de 85.000 toneladas, com valor aproximado de R$ 153 milhões. Valor ao produtor, porque ao longo da cadeia de distribuição é multiplicado por três. Aproximadamente 1.500 pessoas trabalham diretamente nas lavouras, sem contar os empregos indiretos.
 
“A história da bananicultura em Delfinópolis aconteceu quando eu estava na Emater-MG e fui procurado por bananicultores porque o preço do café estava caindo muito. No final de 1993 eu e mais oito colegas plantamos uma área de 20 hectares. Foi um começo difícil, já que não tinha nada de bananicultura no município e vários colegas desistiram, outros começaram, e, com o passar do tempo, as características do município – solo, clima, proximidade com mercado consumidor- , falaram mais alto. Crescemos muito, somos o segundo maior produtor de bananas em Minas e estamos entre os 8 maiores do Brasil”, conta o agrônomo e produtor rural Sávio Marinho, funcionário aposentado da Emater-MG, que é um dos precursores da bananicultura em Delfinópolis..
 
O município também é grande produtor de soja (o maior no Sul do Estado), milho, cana, leite e carne.
 

Programação

A 4ª Feira da Banana de Delfinópolis será na Avenida Padre Ivo Soares Matos, 856. A feira abre às 13h de quarta-feira (25/5). Às 14h, palestra sobre avaliação do estado nutricional da bananeira (Epamig e Dr.Danilo Eduardo Rozane – Unesp); show com Trio & Ela.

 
No dia 26/5, às 9h, dia de campo no Sítio dos Ipês (Dr Herminio Souza Rocha –Embrapa e apresentação de um novo tipo de plántano : BRS Banana Anã - Dr Fernando Haddad e Savio Marinho); 15h, mesa redonda (Emater, Embrapa, Epamig, produtores rurais); show com banda Lemon.
 
No dia 27/5, 9h, palestra “A marca coletiva e suas oportunidades para o território (Pedro Viotti); 12h, Cozinha Show; 14h, palestra “Estratégias para redução no custo das adubações (Dr. Raul Castro – Embrapa); 15h, “Nutrição e Adubação” (Dr.Godofredo César Vitti – ESALQ/USP); 16h, mesa redonda; show com Tio Song.
 
Junto com o evento acontece uma ultramaratona de bicicletas organizada pela WOS em parceria com a organização, no sábado, com encerramento de show com Rafela Neves e Emílio & Eduardo, e no domingo Maratona 70K e encerramento da festa às 20h, com show do Armação Ilimitada.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)