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Estado de Minas E-COMMERCE

WhatsApp é usado por 88% dos pequenos negócios mineiros para venda on-line

Pesquisa do Sebrae mostra que redes sociais, aplicativos e internet são usados por 70% dos negócios para venda de produtos e serviços


27/01/2022 14:50 - atualizado 27/01/2022 15:20

Tela de celular com vários aplicativos, entre eles o Whatsapp
De acordo com a pesquisa, a pandemia intensificou ainda mais a relação comercial dos pequenos negócios com as redes sociais (foto: Pixabay/Reprodução )
Mais de 70% dos pequenos negócios mineiros usam as redes sociais, aplicativos ou a internet para vender seus produtos e serviços. O Whatsapp foi o canal mais utilizado pelos mineiros, no final do ano passado, para as vendas on-line, segundo a 13ª edição da pesquisa ‘Impactos do coronavírus nos pequenos negócios’, feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre 25 de novembro e 1º de dezembro de 2021. 

 

 


De acordo com o levantamento, 88% dos mineiros afirmaram fazer uso do WhatsApp em suas vendas. Já o Instagram é usado por metade (54%) dos entrevistados, seguido pelo Facebook, com 36%. 

“Apenas 10% dos donos de pequenos negócios têm site próprio. Isso pode ser justificado pelo preço maior do investimento com a criação da plataforma, a necessidade de equipe maior e mais treinada, e ainda, a complexidade da logística, que requer mais atenção e esforço”, explica o analista do Sebrae Minas, Júnio Enes.  

A pesquisa ouviu 553 donos de micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI) em todo o estado.

Em relação às ferramentas digitais mais usadas pelas empresas mineiras estão: 

  • WhatsApp for Business: a versão comercial do mensageiro é usada por 63% dos entrevistados
  • ‘Google Meu Negócio’: 37% dos entrevistados tinham o perfil da empresa cadastrado na ferramenta do Google que disponibiliza informações sobre localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções do negócio.  

Pandemia intensificou uso das redes sociais


A pandemia intensificou ainda mais a relação comercial dos pequenos negócios com as redes sociais. Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados investiram em propagandas pagas no Google, Instagram ou Facebook. 

“Os anúncios nas redes sociais, se feitos de maneira assertiva e estratégica, podem potenciar as vendas e a comunicação nessas plataformas, gerando bons resultados para as empresas. Mas vale lembrar que, mais que vender, também é importante se relacionar e interagir com o cliente, garantindo uma conexão próxima e duradoura. É o que chamamos de marketing de relacionamento”, afirma Enes.  

A pesquisa também mostrou que apenas 31% das empresas mineiras tinham um sistema de gestão integrada (software ou aplicativo), conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) – ferramenta que orienta o dono do negócio a melhorar processos internos e integrar setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.   

As ferramentas menos usadas pelos mineiros foram: 

  • Gestão de Relacionamento com o Cliente ou Customer Relationship Management (CRM), com 16%
  • Automação de processos, com 12% 

“Os dados confirmam que ainda há um caminho longo a ser percorrido pelos pequenos negócios mineiros, principalmente, quando diz respeito a novas tecnologias e a integração de dados, tão importantes para a estratégia e a inovação das empresas”, explica o analista. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.



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