(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Consumo

Cervejarias artesanais de Minas encaram a crise e conquistam expansão

Mesmo com duro ajuste no setor, devido ao fechamento de bares e restaurantes, que respondem por 80% das vendas, número de estabelecimentos avançou 9,2% em 2020


31/10/2021 04:00 - atualizado 31/10/2021 13:51
430

Estado é o terceiro maior produtor
Produção da cervejaria Falke Bier, em Ribeirão das Neves, na Grande BH: polo do setor se destaca no Brasil, compondo mapa de 178 estabelecimentos no estado (foto: Arquivo Pessoal - 4/2/21)
O número de cervejarias atuando em Minas Gerais cresceu 9,2% no ano passado, período de avanço sem controle da pandemia de COVID-19, levando o estado ao terceiro lugar no ranking nacional do setor. Ao todo, são 178 estabelecimentos em solo mineiro, confirmando a importância da bebida artesanal, com destaque para o polo de Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.

No município vizinho da capital, 23 empresas estavam produzindo em 2020, uma a mais ante 2019. Frente a 2017, no entanto, a expansão foi bem superior, de 64,3%. Os dados constam do Anuário da Cerveja 2020, publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O setor amargou duramente, como toda a economia, os efeitos do fechamento de bares e restaurante e a suspensão de eventos, que representam, em geral, mais de 80% das vendas das cervejarias. A crise sanitária impôs reorganização das empresas e enxugamento de custos. Parte dessas perdas foram contrabalançadas pelos gastos das famílias durante o confinamento em casa, como medida necessária para conter o avanço do coronavírus.

Neste ano, a reabertura das cidades e do segmento de entretenimento, além da ampliação das campanhas de vacinação, têm sido determinantes para a recuperação das empresas. De acordo com o levantamento feito pelo Mapa, os registros de cervejarias no Brasil durante o ano passado alcançaram 1.383 estabelecimentos, crescimento de 14,4%.

Turistas também têm buscado, cada vez mais, as cervejas regionais
Gastronomia mineira, reconhecida no Brasil e no exterior, apoia planos das cervejarias por meio da harmonização dos pratos (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press 5/6/19)


O setor cresceu em 204 novas empresas produzindo a bebida e 30 estabelecimentos cancelaram registro junto à pasta federal, representando saldo de 174 cervejarias. Outro fato destacado no mapeamento do setor foi que, pela primeira vez, todos os estados têm, ao menos, um fabricante, tendo em vista a abertura da primeira fábrica no Acre. As regiões Sul e Sudeste concentram 85,6% da indústria.

Contudo, os novos registros de produtos para cerveja apresentaram queda de 15% na comparação com 2019.

Quanto à produção nacional, a estimativa do Mapa foi de 14 bilhões de litros, que fazem do Brasil o terceiro produtor no mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, segundo estudo da consultoria Euromonitor. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, o setor responde por 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto da produção de bens e serviços do país).

Concorrência Além do polo produtor de Nova Lima, a produção se fortalece em regiões de intenso turismo e ganha estímulo em harmonização com a famosa gastronomia de Minas. É o caso de Tiradentes, na porção central de Minas. Na cidade histórica, o mestre cervejeiro Renê Brasil, proprietário de bar especializado na bebida, explica que as cervejas artesanais são uma alternativa ao produto tradicional, que, para ele, “têm muitas substâncias e acaba fazendo mal para o organismo no dia seguinte”.

O sabor das cervejas artesanais, associado ao fato de elas não provocarem a incômoda ressaca, no avaliação de Renê Brasil é uma das razões que motivam as pessoas, rotineiramente, a desbravarem o mundo das bebidas artesanais. “Quanto mais as pessoas passam a conhecer a cerveja artesanal, elas percebem que o que foi tomado até hoje não era cerveja de verdade”, sustenta o mestre cervejeiro.

Reflexo desse potencial de crescimento, o estado vem recebendo investimentos. Neste ano, a cervejaria Krug Bier anunciou que pretende investir R$ 3 milhões para mais que dobrar a capacidade produtiva de sua fábrica, instalada em Nova Lima, na Grande BH. O volume produzido deverá evoluir a 8 milhões de litros por ano. Durante a pandemia, a empresa aperfeiçoou o sistema de delivery, que se transformou em um dos carros-chefe da companhia.

diversidade O crescimento da produção do setor e da demanda são destaque no Anuário da Cerveja relativo a 2020, quando surgiram 1.233 produtos cervejeiros em Minas. Para o empreendedor Antônio Lima, que ingressou no ramo há quatro anos e mantém fábrica em Tiradentes, os rótulos e a diversidade de cervejas  refletem a criatividade latente do povo mineiro.

O empresário afirma que os produtores buscam inovar no sabor e na variedade, explorando os locais onde são feitas. A tática tem funcionado e os turistas va- lorizam o produto regional. “Por mais que eu venda mais cervejas comuns, há  procura muito grande dos turistas pelas artesanais. Por isso, ofereço as que são produzidas na região, como a Barock, de São João del-Rei, Albanos Uai, de Belo Horizonte, e a Tiradentina, que é municipal”, comenta Antônio Lima.

‘TremBier’ O crescimento do setor possibilita, ainda, a iniciativa da criação de outros empreendimentos e eventos. Um exemplo é o TremBier Festival, Festival de Cervejas Especiais, realizado em Tiradentes. O evento, de acordo com os organizadores, atende 40 mil pessoas, em média, beneficiando a cidade, que tem na atividade turística sua principal fonte de arrecadação. Na última edição realizada antes da pandemia, 95% da rede hoteleira do município ficou ocupada. A edição 2022 está marca para 26 a 30 de abril.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Marta Vieira


NA DIANTEIRA

Ranking nacional medido pelo número de estabelecimentos produtores de cerveja em 2020

Estado Número de empresas
São Paulo 285
Rio Grande do Sul 258
Minas Gerais 178
Santa Catarina 175
Paraná 146
Rio de Janeiro 101
Espírito Santo 41
Goiás 33
Bahia 26
Rio Grande do Norte 20

Cervejarias por município
Porto Alegre(RS) 40
São Paulo (SP) 39
Nova Lima (MG) 23
Curitiba (PR) 22
Caxias do Sul (RS) 19

Fonte: Anuário da  Cerveja 2020

HISTÓRICO

As cervejarias artesanais mineiras começaram a se projetar em 2006, num trabalho de harmonização com a  culinária valorizada do estado. A produção chegou a 1,8 milhão de litros por mês antes da pandemia do novo coronavírus, que impôs perdas de até 70% às empresas no período mais rígido do isolamento social. O setor vinha apresentando, antes da crise, taxas fartas de crescimento estimadas em 15% ao ano. Com a projeção da atividade no estado e no país, recentemente foi criada a Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva).




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)