(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Barclays eleva projeção de alta da taxa Selic de outubro de 1pp para 1,5pp


22/10/2021 18:40

O Barclays elevou a sua projeção de aumento da taxa Selic na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) desta quarta-feira, 27, de 1 ponto porcentual para 1,5 ponto porcentual. O banco aumentou também a estimativa de taxa de juros terminal, de 9,25% para 9,75%, com potenciais riscos de alta.

"No Brasil, a incerteza crescente sobre a política fiscal em 2022 devido às mudanças propostas ao teto dos gastos nesta semana provavelmente vai exacerbar a avaliação do Copom sobre os riscos de alta para a inflação na reunião de quarta-feira", escrevem os analistas do Barclays Roberto Secemski, Alejandro Arreaza, Pilar Tavella e Nestor Rodriguez.

Segundo o banco, novas mudanças fiscais teriam o potencial de elevar a projeção de Selic terminal. O Barclays nota que o pedido de demissão do secretário especial de Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e do secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, tem aumentado as preocupações acerca de novas "derrapadas fiscais" durante a tramitação da PEC dos precatórios no Congresso.

"A possível extensão do Auxílio Emergencial que termina neste mês e pressões crescentes por subsídios de combustíveis a caminhoneiros em meio a ameaças de greves nacionais pode aumentar o nervosismo do mercado", afirmam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)