(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Bolsonaro defende previsibilidade e sugere mudança em política da Petrobras

Ele participou da cerimônia de posse do general João Francisco Ferreira como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional


07/04/2021 18:12 - atualizado 07/04/2021 20:34

Bolsonaro citou que Silva e Luna aceitou 'de pronto' o convite(foto: Alan Santos/PR)
Bolsonaro citou que Silva e Luna aceitou 'de pronto' o convite (foto: Alan Santos/PR)
O presidente da República, Jair Bolsonaro, defendeu nesta quarta-feira, 7, maior previsibilidade na política de preços da Petrobras, além de transparência. O chefe do Executivo também pediu a participação do parlamento para aprovação do projeto do governo sobre a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. Ele indicou que a política de preços da estatal poderia ser modificada com a aprovação do texto.

Ele participou nesta quarta em Foz do Iguaçu (PR) da cerimônia de posse do general João Francisco Ferreira como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional. Ferreira substituirá Joaquim Silva e Luna, que deve assumir a presidência da Petrobras assim que receber o aval do Conselho Administrativo da estatal.

No evento, Bolsonaro citou que Silva e Luna aceitou "de pronto" o convite para a presidência da Petrobras. "Fomos de novo atacados como interferindo na estatal, as ações caindo, o dólar subiu um pouco mais e isso influencia no preço final do combustível no Brasil.", comentou em referência ao anúncio da troca no comando da empresa, feito em 19 de fevereiro. "Mas ele (Silva e Luna) sabe que é uma empresa que, mais do que transparência, tem que ter previsibilidade. É inadmissível se anunciar agora - o velho presidente ainda - um reajuste de 39% no gás. Que contratos são esses, que acordos foram esses?", questionou.

Na sequência, o presidente declarou que não iria interferir na política de preços da estatal, mas que essa poderia ser alterada e citou o projeto sobre a mudança na cobrança do ICMS sobre combustíveis.

"Não vou interferir, a imprensa vai dizer o contrário. Mas podemos mudar essa política de preços lá. Mandei um projeto para Câmara há poucas semanas", destacou Bolsonaro.

O projeto enviado pelo governo em 12 de fevereiro tem o objetivo de evitar a bitributação do ICMS e, para isso, determina que o imposto deverá incidir sobre o litro de combustível e não mais por porcentual, como é atualmente. "Se Deus quiser, com a participação do parlamento brasileiro, daremos essa previsibilidade para o consumidor", disse.

Silva e Luna substituirá Roberto Castello Branco no comando da petrolífera. A troca na presidência da Petrobras ocorreu após os reajustes no preço dos combustíveis anunciados pela estatal ao longo do ano, que desagradaram Bolsonaro.

Itaipu

Ferreira será o 13º diretor-geral brasileiro da binacional e o quarto militar a comandar a hidrelétrica. Seu mandato valerá até 16 de maio de 2022.

Sobre a troca na direção da margem brasileira da hidrelétrica, Bolsonaro afirmou que "pouco coisa mudará", já que o novo diretor pegará uma "casa arrumada".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)