(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONSUMO

Famílias de BH estão mais endividadas e menos inadimplentes, diz pesquisa

Maioria dos entrevistados está envolvida em dívidas longas; dados de fevereiro mostram, também, que os consumidores estão mais cautelosos


15/03/2021 18:14 - atualizado 15/03/2021 18:40

Cartões de crédito são os maiores culpados pelas dívidas das famílias em BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Cartões de crédito são os maiores culpados pelas dívidas das famílias em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) divulgou nesta segunda-feira (15/03) os dados levantados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em fevereiro. O endividamento das famílias de Belo Horizonte cresceu, chegando a 68,7%, entretanto houve queda de 1,0 p.p no número de inadimplentes, que passou a ser 31,3% no segundo mês de 2021.
 
Há diferença entre endividar e ficar inadimplente, segundo a Fecomércio: “O endividamento é um indicador que mostra o quanto os consumidores estão adquirindo compromissos como financiamento de imóveis, carros, empréstimos e cartão de crédito. Já o índice de inadimplência retrata o percentual de consumidores que possuem dívidas e não terão condições de cumpri-las”. 
 
No mês avaliado, 1.000 pessoas foram entrevistadas e 68,7% afirmaram que estavam endividados, em sua maioria por causa dos cartões de crédito. Além dessa modalidade de dívida, apareceram também o cheque especial, pré-datado e crédito consignado e pessoal, como os cinco primeiros da lista. 
 
Com compromissos financeiros em atraso, 31,3% das famílias afirmaram que algumas contas ainda não foram quitadas. O índice é maior entre pessoas com renda igual ou inferior a 10 salários mínimos. Apesar da porcentagem, ela representa 1,0 p.p a menos que o levantamento realizado em janeiro deste ano.
 
A maioria dos entrevistados está envolvida em dívidas longas, sendo que 70,9% afirmaram terem compromissos por tempo igual ou superior a 90 dias. Em BH, endividamento representa 10% da renda familiar em 77,1% dos casos e 50% do orçamento mensal para 22,2% dos entrevistados. Em média, o tempo de comprometimento de renda é de sete meses.
 
A pesquisa foi realizada em colaboração com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e também analisou o Índice de Confiança das Famílias (ICF), que mede com precisão a avaliação que os consumidores fazem, mês a mês, sobre aspectos relacionados à condição de vida de sua família. 
 
Entre esses fatores estão a capacidade e a qualidade de consumo atuais e de curto prazo, o nível de renda doméstico e a segurança no emprego, segundo a Fecomércio. Em fevereiro, o ICF chegou a 73,3 pontos mostrando que as famílias estão mais cautelosas com uma intenção de consumo estável. 
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)