(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROVA DE VIDA

INSS estica prazo para beneficiar aposentados e pensionistas

Em vez de bloquear benefícios em fevereiro, na falta da chamada 'prova de vida', o bloqueio passa a valer em março


20/01/2021 10:04 - atualizado 20/01/2021 10:40

INSS prorroga a interrupção do bloqueio de pagamentos de benefícios, na falta da 'prova de vida'(foto: Divulgação/INSS)
INSS prorroga a interrupção do bloqueio de pagamentos de benefícios, na falta da 'prova de vida' (foto: Divulgação/INSS)

Os serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm sido marcados no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por falhas  e lentidão.

Nesta quarta-feira (20/01), a assessoria de imprensa do órgão - hoje não mais subordinado ao Ministério do Trabalho, extinto neste governo, e abocanhado pelo Ministério da Economia-, divulgou mais uma reviravolta, mas dessa vez vestida de “benefício”.

Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (20/01) determina que os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que não fizeram a 'prova de vida' entre março de 2020 e fevereiro deste ano, não terão seus benefícios bloqueados.

Antes da portaria, o prazo terminaria em fevereiro. Caso não cumprissem esse prazo, aposentados e pensionistas teriam os benefícios bloqueados até que a prova presencial do beneficiário junto ao INSS fosse realizada.

ESTICOU  UM MÊS


Agora, com a portaria 1.266, publicada nesta quarta-feira (20/01), o INSS prorroga a interrupção do bloqueio de pagamentos de benefícios para até o fim de março.

Com a medida, pagamentos que dependem do procedimento não serão suspensos até o fim de março. A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior.

Também de acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)