(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas De origem nobre

Evento online marca lançamento de café mineiro da Região Vulcânica

Cafés de origem vulcânica têm se destacado como principal demanda dos compradores sofisticados e de todo o público que vem exigindo produtos diferenciados


17/11/2020 09:49 - atualizado 17/11/2020 10:09

(foto: SIC/Divulgação)
(foto: SIC/Divulgação)

O Sebrae Minas apresenta, nesta quarta-feira (18), a nova marca coletiva de cafés de qualidade, reconhecida com atributos únicos de aromas de sabores. O café mineiro da Região Vulcânica, composta por 12 municípios, será lançado às 19h, por meio de plataforma digital, durante a Semana Internacional do Café (SIC).

A região, que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo, e que tem Poços de Caldas como referência, se firma como terreno fértil para a produção de cafés diferenciados. Com uma formação rochosa advinda de um vulcão há muito tempo extinto, que resultou em cadeias de montanhas com altitudes que chegam a 1,5 mil metros, solo rico em minerais, clima ameno e um trabalho tradicional e cuidadoso dos produtores, é um potencial explorado para o desenvolvimento de uma plataforma estratégica para a Região Vulcânica, que oferta a bebida de extrema qualidade.

"Tal cenário e a tendência de mercado de valorização das origens produtoras justificam a implementação de ações orientadas para o fortalecimento dos pequenos negócios para a diferenciação deste território, por meio do posicionamento de marca", explica Ivan Figueiredo, analista do Sebrae Minas.

Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo, são os municípios que compõem a Região Vulcânica. O objetivo com a apresentação do novo café é posicionar o território de forma relevante e sustentável, a partir de uma expressão de marca única e verdadeira, segundo o Sebrae.

O novo mundo do café diferencia claramente os mercados de commodities e de especiais. Os cafés de origem têm se destacado como principal demanda dos compradores sofisticados e de quem exige produtos diferenciados. O projeto para a criação da marca Território Cafés da Região Vulcânica começou em 2018, com o desenvolvimento de ações com foco nos produtores e lideranças locais para os trabalhos de reconhecimento da região, conscientizando sobre a importância e o potencial de crescimento do setor cafeeiro local.

"Como resultado deste trabalho, espera-se o posicionamento da Região Vulcânica como uma origem produtora de café que, além da qualidade do produto, possui particularidades inerentes ao território, ao produto e às pessoas nela inseridas, que a tornam única, sendo reconhecida e valorizada pelos mercados nacional e internacional de café", complementa Ivan Figueiredo.

O lançamento da nova marca acontece na SIC, já que esse é o maior evento do setor no Brasil. Nesta edição, devido à pandemia da Covid-19, a semana dedicada ao café será realizada em formato 100% online.

Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
De 18 a 20 de novembro
Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)