(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DESISTIU?

'Imposto está morto', ironiza Guedes, irritado com críticas à nova CPMF

Ministro disse que não vai insistir no assunto diante da resistência do Congresso. Mas, como consequência, também não vai apoiar a desoneração da folha


29/10/2020 16:41 - atualizado 29/10/2020 16:55

Paulo Guedes afirmou que a classe política vai precisar dar uma resposta ao aumento do desemprego no Brasil(foto: Evaristo Sá/AFP)
Paulo Guedes afirmou que a classe política vai precisar dar uma resposta ao aumento do desemprego no Brasil (foto: Evaristo Sá/AFP)

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter admitido que o governo pensa em recriar a CPMF, o ministro da Economia, Paulo Guedes, perdeu a paciência ao falar sobre o assunto nesta quinta-feira (29). Ele disse que, como o Congresso não está disposto a falar sobre impostos alternativos por conta das eleições, também já pensa em não falar mais sobre o assunto.

"Do meu ponto de vista, o imposto está morto", declarou o ministro, em audiência na comissão mista que acompanha o enfrentamento à COVID-19 no Congresso Nacional.

"Quem sabe eu tenha que parar de falar desse imposto mesmo. Inclusive estamos em véspera de eleição. Quero declarar o seguinte: esse imposto, considere-se morto, extinto. Quando foi falado pela primeira vez, caiu o secretário da Receita. Agora, estamos em plena campanha eleitoral, ninguém quer discutir esse troço. O ministro da Economia vai falar disso? Esse imposto não existe", disse Guedes, em tom irônico e visivelmente irritado.

Paulo Guedes foi questionado sobre a proposta de desoneração da folha dos 17 setores produtivos que mais empregam no país, que deve ser apreciada pelos parlamentares na próxima semana.

 

Ele disse que gostaria de desonerar a folha de todos os setores por tempo indeterminado, mas não pode fazer isso sem criar uma fonte de receita que compense essa desoneração. Por isso, propôs a criação de um imposto de base ampla que incida sobre as transações digitais — uma espécie de CPMF Digital — para fazer uma substituição tributária.

"Achamos que com a criação de um imposto alternativo desoneraríamos a todos para sempre e por mais tempo. Só que tanto lobby foi feito, tanta coisa foi criticada, tanta interdição aconteceu, que cheguei até de uma forma, digamos assim, pacificadora, em véspera de eleições, a dizer 'vai, eu desisto'. Fica todo mundo calmo, não tem mais imposto, não tem mais desoneração, a gente vive com os 30 milhões, 40 milhões de desempregados, como sempre vivemos, nós sempre os ignoramos", reclamou.

O ministro frisou que não pode apoiar a proposta de desoneração da folha diante desse impasse sobre a volta da CPMF: "Esse privilégio é do Congresso, de fazer esse tipo de coisa. Eu não posso apoiar, eu quero saber de onde vai vir o dinheiro. [...] Como não tenho fonte, enquanto não aparecer esse dinheiro, não posso aprovar a desoneração".

Resposta ao desemprego


Irritado, Guedes ainda afirmou que a classe política vai precisar dar uma resposta ao aumento do desemprego e à pressão desses setores que correm o risco de ser reonerados em breve. "Essa resposta quem tem é só o Congresso. Eu sou só uma ferramenta empurrada de um lado para o outro", alfinetou.

Ele continuou provocando os parlamentares e disse que, ao discutir a desoneração da folha, o Congresso pode permitir que 40 milhões de brasileiros que hoje são subaproveitados ingressem no mercado de trabalho formal.

Guedes argumentou que, hoje, os encargos que incidem sobre a folha de pagamento encarecem o custo da mão de obra e, por isso, reduzem o número de empregos formais no Brasil. Por isso, pediu que os parlamentares tomem a decisão política de "remover distorções, impostos cruéis, absurdos e ineficientes".

"Esses impostos têm todos os defeitos que são imputados ao imposto digital. São cumulativos, regressivos, discriminatórios. O lobby não deixa que enxerguem isso, mas o Congresso enxerga isso", alegou o ministro, no encerramento da audiência pública desta quinta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)