(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Decisão Judicial

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Ricardo Eletro

Rede varejista de eletrodomésticos alegou dificuldades provocadas pela queda do faturamento diante da situação econômica do país entre 2014 e 2016


11/08/2020 15:03 - atualizado 11/08/2020 15:29

Em grave crise, a Ricardo Eletro fechou 300 lojas físicas em 17 estados e demitiu 3,6 mil funcionários(foto: Divulgação/Estadão Conteúdo)
Em grave crise, a Ricardo Eletro fechou 300 lojas físicas em 17 estados e demitiu 3,6 mil funcionários (foto: Divulgação/Estadão Conteúdo)
O juiz Tiago Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, acatou nessa segunda-feira (10) o pedido de recuperação judicial da Máquina de Vendas, controladora da rede Ricardo Eletro e de outras empresas do varejo. 

Na solicitação, protocolada na última sexta-feira (7), a empresa afirma como razões para o pedido de recuperação judicial as dificuldades provocadas pela queda do faturamento diante da situação econômica do país entre 2014 e 2016.
 
Além disso, a empresa cita a recusa de credores em disponibilizar novas linhas de crédito que permitissem a geração de fluxo de caixa de suas atividades. 

A controladora da Ricardo Eletro argumenta que o fechamento das lojas físicas - decorrente de ações de despejo ajuizadas em face do grupo -, tendo como consequências as rescisões de contratos de trabalho e o aumento de seus custos operacionais, minou sua capacidade de recuperação. Outro ponto defendido pela empresa é que c a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) agravou ainda mais a liquidez da empresa.

Ao analisar o pedido, o juiz reconheceu que os documentos juntados aos autos comprovam que as requerentes preenchem, ao menos em um exame formal, os requisitos legais para requerimento da recuperação judicial dos artigos 48 e 51 da Lei 11.101/2005. Segundo ele, são suficientes para o deferimento do processamento da recuperação judicial por este juízo.

Em grave crise, a Ricardo Eletro fechou 300 lojas físicas em 17 estados e demitiu 3.600 funcionários. A dívida da empresa supera os R$ 4 bilhões ao todo e, com a decisão, a controladora da rede tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação judicial, que precisa ser submetido aos credores em uma assembléia.


Comércio eletrônico


Na sexta-feira, ao divulgar o pedido de Recuperação Judicial, a Ricardo Eletro anunciou um novo modelo de vendas, concentrado em meios digitais e em parcerias, inclusive de outras lojas que queiram vender produtos da empresa. Todas as lojas físicas próprias serão fechadas ainda neste mês e as vendas continuarão sendo feitas pelo site e por aplicativos de parceiros e funcionários, além de outras lojas que aderirem ao modelo.

Em paralelo ao anúncio feito ao mercado, o presidente da empresa, Pedro Bianchi, distribuiu uma mensagem em vídeo aos cerca de dois mil funcionários e parceiros em atividade, convocando-os para avançarem na nova forma de fazer vendas

Os atuais administradores da Ricardo Eletro adquiriram o controle da empresa no ano passado e desenvolviam um programa de recuperação financeira, quando veio a pandemia de COVID-19, que trouxe efeitos para a varejista já em janeiro deste ano. 
 
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)