(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Parceria

Cidade mineira terá centro de inovação com dinheiro dos Emirados Árabes

Varginha receberá hub de tecnologia, em projeto para transformar municípios do Sul de Minas em cidades inteligentes


27/07/2020 04:00 - atualizado 27/07/2020 00:01

Encontro para tratar do projeto reuniu representantes do governo de Minas, do município e autoridades dos Emirados Árabes Unidos(foto: Prefeitura de Varginha/divulgação )
Encontro para tratar do projeto reuniu representantes do governo de Minas, do município e autoridades dos Emirados Árabes Unidos (foto: Prefeitura de Varginha/divulgação )

 

Portal Terra do Mandu

 

Varginha, no Sul do estado, deverá receber um Centro de Inovação Tecnológica, com investimento dos Emirados Árabes. O anúncio foi feito na última   semana, após reunião entre o governador do estado, Romeu Zema, o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, e o presidente do Porto Seco Sul de Minas, Cléber Marques de Paiva.

 

A reunião ocorreu no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, e contou também com a participação, por videoconferência, do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, e de autoridades dos Emirados Árabes Unidos.

 

O projeto prevê a criação de um hub de inovação, espaço que deverá reunir startups, com o objetivo de gerar negócios e o desenvolvimento tecnológico para as cidades da região. O Centro de Inovação foi elaborado pelo empresário e presidente do Porto Seco Sul de Minas, Cléber Marques de Paiva, que desde janeiro deste ano iniciou negociações com os Emirados Árabes.

 

A informação foi confirmada por Felipe Flausino, gerente de operações da Cesul Lab – outro projeto de inovação em desenvolvimento na cidade de Varginha –, que tem o Porto Seco Sul de Minas como uma das empresas líderes no segmento de mobilidade urbana, e investidor do novo empreendimento.

 

De acordo com Felipe Flausino, o projeto tem o objetivo de transformar municípios mineiros em cidades inteligentes: “Nós vamos trabalhar para que as cidades do Sul de Minas se tornem cidades inteligentes e de base tecnológica, como fizeram em Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Eles querem replicar os modelos deles em cidades que possam gerar negócios, relações bilaterais entre os dois países e retorno para eles”, explica.

 

A execução ocorrerá em várias etapas com a participação de indústrias, universidades e startups da região Sul do estado. Para o líder de operações da Cesul Lab, no futuro, a transformação das cidades poderá ocorrer de diversas formas. “Desde energia sustentável, captação de água de chuva para a população, monitoramento de câmera por drone e uma série de projetos, etapas envolvendo todos os líderes de cada setor, com a intenção de gerar tecnologia e converter em ações para a comunidade”, comenta Flausino.

 

INVESTIMENTO Para financiar o projeto, os representantes mineiros aguardam parte de um fundo bilionário dos Emirados Árabes, destinado a investimento em inovação. Os próximos detalhes do acordo serão discutidos em outra reunião, prevista para esta semana, quando o governador de Minas, Romeu Zema, deve visitar Varginha. 

 

Participaram do primeiro encontro o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Abdullah bin Zayed al Nahyan; o ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos e presidente do Instituto Masdar, Sultan Ahmed Al Jaber; o ministro de Estado para a Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicações do Trabalho Remoto dos Emirados Árabes Unidos, Omar Al Ulama; e o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja.

 

Do governo de Minas, também participaram o vice-governador Paulo Brant, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o secretário-geral adjunto, Marcel Beghini. (Juliana Campos/Especial para o EM)

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)