(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EFEITO PANDEMIA

Plataforma reúne trabalhadores e empresas de eventos em Tiradentes

Profissionais do setor criam movimento independente em Tiradentes, para agilizar retomada no pós-crise da pandemia de coronavírus


21/07/2020 04:00 - atualizado 21/07/2020 07:20

Ex-prefeito de Tiradentes, Ralp Justino diz que o intuito da proposta é dar visibilidade para o setor de eventos, fortemente atingido pela pandemia(foto: Eugênio Sávio/Divulgação)
Ex-prefeito de Tiradentes, Ralp Justino diz que o intuito da proposta é dar visibilidade para o setor de eventos, fortemente atingido pela pandemia (foto: Eugênio Sávio/Divulgação)

O brasileiro tem uma identidade festeira, não é? Uns mais, outros menos, mas está no sangue latino, e dos mineiros, o desejo de confraternizar, encontrar, trocar, celebrar.

E a cidade de Tiradentes, que respira cultura, história e festa, é um desde paraísos das Gerais que moradores e visitantes convivem em nome da alegria, do compartilhar experiências com eventos que abraçam todos dos gostos: dos religiosos aos gastronômicos, do cinema ao carnaval.

Com a quarentena e o isolamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus, particularmente, a classe que lida com o receber e com a aglomeração está com as atividades fechadas e passando por dificuldades.

Pensando nisso, nasceu a plataforma “Vai Rolar Evento”, movimento social que visa ajudar profissionais e empresas de eventos na retomada dos trabalhos no pós-crise da COVID-19. O setor é o primeiro a fechar e o último a sair de uma turbulência econômica.

A plataforma é um movimento que respeita o momento atual de isolamento e distanciamento social, mas que acredita na importância e na retomada das experiências humanas presenciais num futuro próximo.

Vai Rolar Evento abarca encontros corporativos, de entretenimento, culturais, esportivos, educacionais ou qualquer outra reunião coletiva que gere experiências.

A proposta é facilitar o encontro de quem quer trabalhar com quem quer contratar: o maior ambiente virtual de matchmaking do setor de eventos, sem qualquer custo para as partes. Para participar, basta cadastrar no site https://www.vairolarevento.com.br/.

Ralph Justino, ex-prefeito de Tiradentes, idealizador da Mostra de Cinema e Festival de Gastronomia da cidade, entre outros eventos já no calendário do país, é também um dos voluntários da plataforma Vai Rolar Evento.

“A ideia foi do Henrique (Henrique Donnabella, empresário de São Paulo) e contou com vários voluntários no desenvolvimento do projeto. Tem participação de talentos de Tirantes, São Paulo e Rio de Janeiro, todos produzindo em home office, voluntariamente. O intuito é dar visibilidade para este setor que precisa do carregador, recepcionista, porteiro, arquiteto, advogado e tantos outros.”

São cerca de 90 tipos de profissionais e habilidades nesta cadeia. É a economia criativa. “A maioria parada, passando por dificuldade, ainda que quem atua nesta área seja ágil, se adapte. Muitos têm se virado com lives e ações corporativas, são caminhos. Pode ser que em agosto ocorra um avanço, mas acredito em certa normalidade só em 2021”, afirma o ex-prefeito.

Diante das dificuldades, Ralph destaca que empresas tentam entrar no mercado on-line, promovendo eventos virtuais, e os profissionais de eventos estão, em sua maioria, parados. Profissionais de produção, backstage, decoração, cenários, limpeza, entre outros têm que recorrer ao auxílio do governo ou a outros setores para novas oportunidades.

Conforme Ralph, o contato entre empregador e prestador de serviço é direto, a plataforma atua como canal, para aproximar essas demandas: “É uma ferramenta, específica do setor, que não existia. Muitas vezes, com eventos em toda parte, de repente, falta uma recepcionista e era complicado encontrar outro profissional, agora não mais. Haverá um banco para qualquer um acessar. Começamos em março e em maio tudo já estava pronto. O site foi desenvolvido com tecnologia da empresa Doinbook, que cedeu gratuitamente os desenvolvedores e a licença de uso do software”.

Henrique Donnabella, Country Manager da Collinson no Brasil, foi o idealizador da plataforma(foto: Arquivo pessoal)
Henrique Donnabella, Country Manager da Collinson no Brasil, foi o idealizador da plataforma (foto: Arquivo pessoal)
 GRANDES EMPRESAS Henrique Donnabella, da Country Manager da Collinson no Brasil, revela que a ideia do projeto nasceu logo no começo da pandemia, quando as cidades implantaram o distanciamento social e com isso o setor de eventos parou.

“Os profissionais de eventos, na maioria autônomos, perderam renda e perspectiva: naquele momento, a certeza era que eventos seria a última atividade econômica a se recuperar no pós-pandemia. Diferente da maioria das iniciativas, pensei numa ajuda de médio prazo. Não existe um ambiente virtual que reúna empresas e profissionais de eventos. O LinkedIn é genérico e pouco usado por este setor.”

Henrique Donnabella enfatiza que, com a ideia concebida, ele foi atrás de parceiros que estivessem dispostos a colaborar com o projeto. Primeiro entrou uma startup mineira, de Tiradentes. Depois um designer de São Paulo, uma assessoria de imprensa do Rio de Janeiro, produtores de eventos do Paraná, Brasília e até de Portugal colaboraram desde a concepção até o lançamento.

O movimento Vai Rolar Evento nasceu e com uma semana teve quase 200 profissionais cadastrados na plataforma. “É um serviço totalmente gratuito e grandes empresas do setor estão apoiando.”

Conforme Henrique Donnabella, o objetivo é agilizar o processo de retomada do setor. “Quando os eventos voltarem, as empresas terão que rapidamente contratar mão de obra especializada. O banco de dados de currículos do movimento será muito útil para este fim.”


Como funciona?


A missão é conectar profissionais e prestadores de serviços com empresas e recrutadores que desejam contratar mão de obra especializada.

– Profissional de eventos ou prestador de serviços faz o cadastro gratuito e recebe seu CV formatado, em arquivo PDF.

– Os dados coletados ficarão disponíveis no banco de dados do site para consulta das empresas que queiram contratar as pessoas ou serviços especializados.

– As empresas que hoje estão demitindo, amanhã voltarão a contratar. Assim que o mercado reaquecer, o banco de dados de profissionais qualificados estará disponível para consulta sem custos.

– As empresas e recrutadores poderão pesquisar o profissional desejado e entrar em contato diretamente, sem qualquer custo para as partes.

Como fazer?


Prestador de serviços: basta cadastrar o currículo, para que seja facilmente encontrado e preparado para o retorno ao trabalho. Quanto mais informações preencher, mais chances terá de ser contratado. Após preencher com os dados, o sistema vai disponibilizá-los para as principais empresas do setor, além de gerar um arquivo do seu currículo em PDF para download. Acesse: https://www.vairolarevento.com.br/quero-trabalhar.

Empresa de eventos: basta cadastrar a empresa e habilitá-la gratuitamente para a pesquisa on-line dos melhores profissionais de eventos do Brasil. É um meio para mostrar que você e a sua empresa acreditam na retomada do setor e estão preparados para fazer eventos e experiências inesquecíveis. Após preencher com seus dados e os da empresa, o sistema vai liberar a ferramenta de busca de candidatos. O uso dessa ferramenta é gratuito para a retomada das suas atividades. É para estar preparado para crescer novamente. Acesse: https://www.vairolarevento.com.br/quero-contratar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)