(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Banco Central promete medidas para atender a ''surto de demanda'' por crédito

A autoridade monetária acredita, contudo, que o crédito está chegando à ponta durante a pandemia do novo coronavírus


postado em 05/06/2020 14:41 / atualizado em 05/06/2020 14:53

Banco Central diz que programas de crédito terão ajustes, mas considera algumas críticas injustas (foto: Raphael Ribeiro/Divulgação )
Banco Central diz que programas de crédito terão ajustes, mas considera algumas críticas injustas (foto: Raphael Ribeiro/Divulgação )
O Banco Central (BC) está preparando novas medidas de crédito para tentar ampliar o acesso das empresas brasileiras aos financiamentos bancários durante a pandemia do novo coronavírus. Porém, acredita que, diferentemente do que as micro e pequenas empresas têm dito, o crédito está chegando à ponta.

O problema, segundo o diretor de política econômica do BC, Fabio Kanczuk, é que houve um "surto de demanda" que não pôde ser suportado de imediato pelos bancos.

As dificuldades observadas no mercado de crédito brasileiro durante a quarentena foram comentadas pelo diretor Fabio Kanczuk em live realizada com o mercado financeiro nesta sexta-feira (5).

Ele disse que os programas de crédito terão ajustes em breve. Porém, admitiu que o BC considera algumas críticas injustas: "A gente vai anunciar coisas a mais em breve. [...] Vai aperfeiçoar algumas coisas. Mas estamos notando que está chegando sim nas pequenas empresas, está funcionando direitinho. É uma das incompreensões que a gente está achando injusta".

Aumento brusco


O que aconteceu, segundo ele, foi um aumento brusco de demanda, que acabou não sendo suportado pelos bancos, mesmo depois de as instituições financeiras ampliarem a oferta de crédito.

"As pessoas reclamam porque a demanda subiu tanto que a oferta, apesar de ter subido bastante, não está conseguindo satisfazer o surto imenso de demanda", argumentou Kanczuk.

Ele afirmou ainda que uma grande quantidade de empresas e famílias buscou crédito nas últimas semanas para tentar minimizar a perda de renda sofrida na quarenta: "É legítimo e o BC está trabalhando para tentar prover isso nos seis canais. Mas está aumentando legal a oferta e é muito mais em pessoa jurídica do que em pessoa física".

O diretor de política econômica do BC não revelou, contudo, quais novas medidas de crédito estão em análise na autoridade monetária: "O BC pode fazer a mais. Eu vou limitar a resposta porque a gente vai anunciar coisas a mais em breve".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)