(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taxação da energia solar: Bolsonaro diz que é contra e pede que Congresso se manifeste

O presidente usou as redes sociais para dar a sua opinião taxativa sobre o assunto - " caso encerrado"-, depois de pedir urgência em votação proibindo cobrança


postado em 06/01/2020 08:28 / atualizado em 06/01/2020 10:20

(foto: Walmart/Divulgação)
(foto: Walmart/Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais, na manhã desta segunda-feira, para anunciar que pediu aos presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente, para colocar em regime de urgência projeto de lei proibindo a taxação da energia solar. "Caso encerrado'',  postou o presidente ao se referir ao vaivém sobre o assunto, que ele próprio alimentou em sua declrações.



Na noite desse domingo,  em vídeo nas redes sociais, o presidente abordou o tema de forma dúbia. "Ninguém fala no governo a não ser eu sobre essa questão. Não me interessa pareceres de secretários, seja quem for. A intenção é não taxar", disse Bolsonaro.

No entanto, no mesmo vídeo, ele ressalvou que a agência reguladora Aneel, que defende a taxação, "é uma agência autônoma. Seus integrantes têm mandato, e não tenho qualquer ingerência. A decisão é deles".

                                             


Proposta da Aneel


A proposta  da Aneel está em discussão desde o ano passado quando a agência colocou em discussão novas regras para taxação do consumo. De acordo com a proposta, quem possui o sistema vai permanecer com as regras atuais em vigor até o ano de 2030. Os consumidores que realizarem o pedido da instalação de geração distribuída após a publicação da norma, prevista para 2020, passariam a pagar o custo da rede.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)