Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Governo federal vai reduzir estimativa para crescimento do PIB neste ano, diz secretário

Última previsão oficial, utilizada como parâmetro para as revisões orçamentárias, de 1,6%, foi divulgada em maio


postado em 24/06/2019 16:08 / atualizado em 24/06/2019 17:37

(foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)
(foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

O subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica, Marco Cavalcanti, disse que o governo vai reduzir a estimativa oficial para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano para um número mais próximo do projetado pelo mercado.

A última previsão oficial, utilizada como parâmetro para as revisões orçamentárias, de 1,6%, foi divulgada em maio. Os analistas ouvidos pela pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, 24, pelo Banco Central projetam uma alta de apenas 0,87%.

"Assim como todo o mercado está revendo estimativa para PIB, também vamos rever. Deve se aproximar do mercado", afirmou.

Ele disse que a previsão será divulgada antes do próximo relatório de receitas e despesas, que tem que ser divulgado até 22 de julho. Isso porque, como os técnicos fecham os números duas semanas antes do relatório, a projeção acaba ficando desatualizada até a revisão do orçamento.

"Nossa previsão era próxima do mercado, mas houve deterioração muito rápida.
Esperamos recuperação do PIB com reforma da Previdência e melhoras nas expectativas", completou Cavalcanti.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade