(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Joaquim Levy pede demissão da presidência do BNDES após críticas de Bolsonaro

Presidente fez críticas à a nomeação do executivo Marcos Barbosa Pinto, que já trabalhou em gestões petistas


postado em 16/06/2019 08:20 / atualizado em 16/06/2019 10:48

Levy foi indicado pelo ministro da Economia Paulo Guedes para presidir o BNDES no governo Bolsonaro(foto: Marcos Corrêa/PR)
Levy foi indicado pelo ministro da Economia Paulo Guedes para presidir o BNDES no governo Bolsonaro (foto: Marcos Corrêa/PR)
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, entregou seu pedido de desligamento do cargo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, conforme informou em nota distribuída à imprensa na manhã deste domingo, 16.


Segundo Bolsonaro, a nomeação do executivo Marcos Barbosa Pinto, que já trabalhou em gestões petistas, desagradou o Palácio do Planalto. Ele disse que Levy “está com a cabeça a prêmio há algum tempo” e cobrou que ele demita o executivo imediatamente.

“Eu já estou por aqui com o Levy. Falei para ele demitir esse cara (Marcos Barbosa Pinto) na segunda-feira ou eu demito você, sem passar pelo Paulo Guedes”, afirmou o presidente ao chegar no Palácio da Alvorada. 

O executivo que se tornou principal motivo do desentendimento entre Bolsonaro e Levy foi assessor do banco no governo do PT e voltaria para o banco a convite de Levy para o cargo de diretor de Mercado de Capitais. 

Bolsonaro disse que em seu governo não pode ter “gente suspeita” em cargos importantes. “Essa pessoa, o Levy, já vem há algum tempo não sendo aquilo que foi combinado e aquilo que ele sabe a meu respeito. Ele está com a cabeça a prêmio já há algum tempo”, ameaçou o presidente. 

Os últimos dias foram marcados por quedas de cargos importantes no governo federal. Bolsonaro anunciou a demissão do presidente dos Correios, general Juarez Cunha, e demitiu o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz(Com informações de Estadão Conteúdo e Marcelo da Fonseca) 

Leia a íntegra da nota de Joaquim Levy:

Solicitei ao ministro da Economia Paulo Guedes meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda. Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas.

Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria. E, especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)