(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro demite general Santos Cruz da Secretaria de Governo; general Ramos será substituto

Ministro foi avisado em reunião nesta quinta-feira, antes de o presidente viajar a Belém, no Pará, onde cumpre agenda


postado em 13/06/2019 17:44 / atualizado em 13/06/2019 18:43

(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil )
(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil )


O ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, deixará a equipe do presidente Jair Bolsonaro. Segundo apurou a reportagem, o general já foi avisado em reunião nesta quinta-feira, antes de Bolsonaro viajar a Belém, no Pará, onde cumpre agenda. Esse é o terceiro ministro que deixa o governo desde janeiro.


Para a vaga, de acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro já escolheu o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. Atualmente, ele é comandante militar do Sudeste.


Estavam presentes na reunião o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.


A demissão de Santos Cruz foi atribuída ao "desalinhamento" com o presidente em questões como comunicação e a centralização de poder na sua pasta. O ministro foi alvo recentemente de críticas do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente, sobre os rumos da comunicação no Palácio do Planalto.

Também se envolveu em polêmicas com o escritor Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. O ministro vinha acumulando desgaste desde que reagiu às críticas de Olavo, a quem atribuiu uma "personalidade histérica".


Bolsonaro, porém, em nenhum momento saiu em defesa do seu ministro e chegou a condecorar Olavo com a Ordem Nacional de Rio Branco em meio à polêmica. A atitude incomodou a ala militar do governo.


Nesta quinta-feira, antes de ser informado da saída, Santos Cruz esteve no Senado, em audiência na Comissão de Transparência, onde defendeu a permanência do colega de Esplanada, Sérgio Moro, no Ministério da Justiça..

Outras baixas no governo

 

Antes de Santos Cruz deixaram o governo Gustavo Bebiano, que ocupava a Secretaria-Geral e foi denunciado em suposto esquema de candidaturas laranjas no PSL. No Ministério da Educação, Ricardo Vélez também foi substituído por se envolver em polêmicas.

 Com Estadão Conteúdo  



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)