
A pesquisa foi feita no último dia 30 na base de dados do Kayak, tendo como referência os voos de ida e volta na classe econômica. O estudo mostra que somente as rotas partindo de São Paulo, Fortaleza e Orlando, nos Estados Unidos, baratearam durante a Black Friday de 2017, respectivamente, 50%, 41%, e 8,5%.
Os outros 12 destinos exibiram aumento de preços, contrariando a promessa do megaevento de promoções, com elevação de até 168% no caso de Natal. As passagens de ida e volta para Florianópolis encareceram 33% e aquelas para Porto Alegre subiram 22%. Nesses exemplos, os preços só ficaram mais baratos uma semana antes ou depois da Black Friday (confira o quadro).
O líder de operações do Kayak no Brasil, Eduardo Fleury, alerta para o resultado da pesquisa. “O estudo revela que nem todos os atores do mercado de turismo aderiram à Black Friday ainda – portanto, é importante se planejar e acompanhar preços de passagens aéreas com bastante antecedência para encontrar as melhores ofertas”.
De acordo com o histórico de vendas da ferramenta de buscas, comprar passagens nacionais com cerca de um mês de antecedência e passagens internacionais com antecedência de 3 a 4 meses pode garantir entre 15 e 25% de economia para o cliente. Outra dica é ativar um alerta de preços para os destinos escolhidos, que notifica quando as passagens estiverem mais baratas.
A empresa considerou, para a pesquisa, a semana anterior à Black Friday de 2017 entre 13 e 19 de novembro e a posterior, de 28 de novembro a 3 de dezembro do ano passado. A Black Friday foi realizada de 24 a 27 de novembro. Foram selecionadas as viagens que seriam feitas de 15 de dezembro de 2017 a 15 de janeiro último saindo de todos os aeroportos do Brasil.
