A Copa do Mundo é nossa, mas também é deles, os pets. E o que não falta são acessórios para enfeitar o melhor amigo para ficar bem na fita na hora de ver os jogos do Brasil. De olho nesse público que movimenta cifras bilionárias – o Brasil registrou um faturamento de R$ 20,37 bilhões no ano passado, terceiro do mundo no setor – os petshops em Belo Horizonte estão apostando em promoções e produtos de todos os preços para estimular a presença dos bichinhos na torcida.
“Estamos movimentando para que os clientes fiquem mais ligados, porque independentemente de questões políticas é o nosso país na Copa”, diz a gerente Aline Freitas, com a ‘cliente’ Laika no colo.
Segundo a gerente, o ritmo de procura está um pouco mais lento nesta Copa do que na de 2014, que foi no Brasil, mas os clientes já começaram a procurar as camisas amarelas, bandanas, lacinhos e outros enfeites para os pets. “Estamos bastante otimistas e o Brasil passando dessa primeira fase o povo vai empolgar mais.”
Além das camisas e outros acessórios, a Animalle está oferecendo produtos como vinho, cerveja e até pipoca para os pets poderem acompanhar os tutores. A Dogbeer, por exemplo, sai por R$ 9,90 e a Wines doog por R$ 14,90. Já as camisas do Brasil são vendidas nos modelos regata, polo e gola rolê, custando de R$ 39,90 a R$ 49,90.
A rede Dog’s Shop apostou em uma linha de produto mais em conta para quem não quer gastar muito com o evento esportivo – e parece ter dado certo. Além das roupinhas tradicionais, que custam de R$ 30,80 a R$ 57,50, as quatro lojas que ficam nos bairros Funcionários, Buritis, Sion e Pampulha estão vendendo uma “capinha” que imita uma camiseta por R$ 4,90. “Como é uma compra temporária a gente se preocupou em ter uma linha do Brasil mais acessível. É claro que não tem a mesma qualidade da roupinha, mas vendemos todas as 200 unidades em uma semana, foi muito acima do esperado.
Já fizemos um pedido de mais 300”, comemora o sócio e gerente comercial da rede Matheus Ferraz.
A expectativa é de um incremento de 10 a 15% nas vendas de vestuário. Nesta semana as lojas foram decoradas nas cores da seleção canarinho e as redes sociais vão promover um bolão, ofertando kits de produtos para o vencedor. O gerente disse que as festas juninas feitas para os clientes neste ano também serão com temas de futebol. “Vamos colocar estandes e brincadeiras, oferecer brindes, tudo relacionado à Copa, que acaba sendo uma oportunidade para trazer e fidelizar mais clientes”, disse.
A criatividade também foi a estratégia da veterinária Karina Braga, proprietária do Pet Mundo das Patas, no Bairro São Gabriel, Região Nordeste de BH. A loja ofereceu nas redes sociais um bolão para o jogo do Brasil contra a Costa Rica, hoje, para quem for tomar banho. “Os banhos agendados hoje têm direito a um palpite do placar e o ganhador será contemplado com um outro banho para o pet, que pode ser agendado em até 30 dias de segunda a quarta-feira”, disse.
A veterinária investiu em roupinhas e já vai renovar o estoque por causa das vendas. “Aos poucos o pessoal está empolgando para a Copa. Vendemos bastante desde o fim de semana do primeiro jogo do Brasil.” As roupas são vendidas a partir de R$ 28 dependendo do tamanho do animal. Segundo a dona do pet, os jogos do Brasil também estão contribuindo com a prestação de serviços.
Isso porque os tutores estão levando os bichinhos que tinham uma frequência mais espaçada para tomar banho na véspera das partidas para saírem enfeitados com lacinhos e gravatinhas. Para os mais fiéis, o pet também está dando bonezinhos de brinde. “É uma ótima oportunidade para fidelizar os clientes e ainda incrementar as nossas redes sociais”, comemora.