(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Civil faz operação contra alta nos preços dos combustíveis em BH

Equipes da corporação estão visitando postos na cidade e, caso encontrem valores abusivos, os proprietários serão autuados


postado em 29/05/2018 12:15 / atualizado em 29/05/2018 12:27

Agentes foram a um posto na Avenida Nossa Senhora do Carmo e não encontraram irregularidades(foto: Jair Amaral/ EM/ D.A Press)
Agentes foram a um posto na Avenida Nossa Senhora do Carmo e não encontraram irregularidades (foto: Jair Amaral/ EM/ D.A Press)
A alta no preço dos combustíveis, em meio ao desabastecimento que tem ocorrido desde a semana passada com a greve dos caminhoneiros, motivou mais uma operação do Departamento Estadual de Investigação de Fraudes da Polícia Civil de Minas Gerais. 

Na sexta-feira, a corporação já havia realizado uma ação nas ruas de Belo Horizonte para autuar empresários que aproveitaram da escassez dos combustíveis para elevarem os preços no litro da gasolina. Na ocasião, um posto foi autuado por comercializar o insumo a R$ 6,69 o litro. 

Agora, a operação policial fará uma varredura em estabelecimentos da capital mineira, que tem recebido combustível de maneira gradual, sob escolta da Polícia Militar, desde a tarde de segunda-feira. 

“O objetivo da operação é tentar evitar a atuação dos postos em frente o aumento de preços que vem sendo praticado. Estamos indo para os postos para fiscalizar e observar o que está acontecendo e aprender um pouco o porquê do aumento de preços. Vamos tentar diplomaticamente conversar e tentar evitar a autuação. Se os proprietários não cederem, vamos conduzir à delegacia para autuação”, explicou o delegado Rodrigo Bossi. 

O órgão de defesa do consumidor (Procon) receberá as denúncias de preços abusivos nos postos e dará seguimento aos procedimentos de punição aos proprietários. “O Procon vai definir se é abusivo ou não. Caso comprove a cobrança irregular, elabora-se um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e depois disso o caso vai para Justiça e aí os proprietários dos postos têm que resolver lá”, disse o delegado. 
 
Após a coletiva, equipes fizeram inspeção em um posto na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro São Bento, Região Centro-Sul de BH, onde não foi encontrada irregularidades e o litro da gasolina é vendido a R$ 4,78. “Eles estão praticando um preço cerca de 10% acima do que eles compraram, então está dentro de uma margem de lucro razoável. Orientamos para não ter um aumento, pois a operação vai continuar", detalhou o delegado Rodrigo Gustamante. 
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)