(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A nova aposta do criador da EasyTaxi

Depois de fazer fortuna com aplicativo para chamada de táxis, Tallis Gomes vislumbra novo sucesso: a Singu, empresa de serviços de beleza em domicílio que cresce 30% ao mês


postado em 27/04/2018 12:00 / atualizado em 27/04/2018 08:21

Tallis Gomes (foto: Leo Neves/Divulgação )
Tallis Gomes (foto: Leo Neves/Divulgação )

São Paulo – O mineiro Tallis Gomes veste jeans rasgado na altura do joelho, daquele tipo que só os descolados usam, camisa para fora da calça e um par de sapatênis casual. Em poucos minutos de conversa ele conquista o interlocutor com um discurso tão afiado quanto vibrante. “Nos últimos 50 anos, a maior inovação no setor de beleza tinha sido servir champanhe no salão”, diz. “Com a Singu, estou revolucionando esse mercado.”

Não é exagero. Criada há pouco mais de dois anos, a Singu cresce 30% ao mês oferecendo um serviço inédito na praça: manicure, pedicure, massagem, depilação e drenagem linfática em domicílio. Parece coisa simples, mas o negócio tem certa sofisticação. A Singu adota a mesma lógica das jovens empresas de mobilidade urbana: o cliente baixa um aplicativo e em poucos cliques faz o seu pedido. Logo depois, uma profissional vai ao local indicado realizar o serviço. “Como usamos inteligência artificial para cruzar dados, a manicure chega rapidamente ao destino”, diz Tallis. Em geral, diz ele, em at&eacut e; duas horas.

Os preços variam conforme o horário e a intensidade da demanda e são definidos pelos algoritmos do aplicativo. Mesmo nos períodos mais concorridos do dia, Tallis assegura que os valores são pelos menos 50% mais baixos dos que os praticados pelo mercado. É como se fosse o Uber da beleza.

A lógica é a mesma da empresa de automóveis. Prestadores independentes se inscrevem no site da empresa e aguardam a aprovação para começar a prestar o serviço. Tallis diz que, graças aos processos de seleção, apenas 5% das candidatas são aprovadas. Hoje em dia, ele conta com mais de 2 mil colaboradoras que ganham, em média, R$ 2 mil por mês. As melhores profissionais – e com disposição para longas jornadas – chegam a receber R$ 6 mil.

Até onde a Singu pode chegar? Difícil cravar um prognóstico, mas o passado de seu fundador dá uma pista: a empresa pode ir longe. “Tenho certeza que a Singu crescerá muito mais e por um longo período”, diz o empreendedor. Por enquanto, a empresa atua em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas a ideia é desembarcar em outras capitais até o final do ano.

Aos 31 anos, Tallis Gomes tem a ousadia dos jovens, a confiança dos que venceram na vida e a maturidade daqueles que passaram por tremendos obstáculos. Ele é o fundador da EasyTaxi, o primeiro aplicativo para chamada de táxis no mundo, lançado em 2011 e levado para 35 países em quatro continentes. O negócio fez tanto sucesso que ele foi eleito um dos 35 jovens mais inovadores do mundo pelo MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Com a EasyTaxi consolidada e um saldo de 20 milhões de usuários e 500 mil motoristas, Tallis resolveu partir para outra. Em 2015, vendeu a empresa por valores não revelados (o mercado estima em algumas centenas de milhões de reais) e começou a preparar o novo negócio.

Sua trajetória é impressionante. Filho de um cabo da Polícia Militar e de uma cabeleireira, ele nasceu em Carangola, cidade mineira de 32 mil habitantes. Aos 14 anos, disposto a comprar uma bateria para sua banda de rock, passou a vender celulares pela internet. Mesmo sem ter o aparelho nas mãos, ele convencia o interessado a pagar adiantado pelo produto, que só seria entregue dias depois.

Descoberta a vocação para empreender, Tallis foi à luta. Antes de fazer sua investida certeira, quebrou outras quatro empresas. “Não tenho vergonha nenhuma de falar sobre isso”, diz ele. “Os erros me tornaram um empresário melhor.”

As frases contundentes se tornaram uma marca registrada ao longo dos anos. Agora, ele está numa cruzada em prol da melhoria do ambiente de negócios no Brasil. “Os empresários não falam nada, não se expõem, não gritam contra as mazelas nacionais”, diz. “Eu não aceito o país que os burocratas de Brasília me entregaram.” O discurso não é à toa. Tallis, que chegou a ser sondado para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Novo, diz que tem planos para a política. Mas não agora. No momento, seu plano de vida é a Singu.

As ideias do  jovem empreendedor

Tallis Gomes fala de negócios e dos entraves brasileiros
 
» Objetivos de vida
“Dinheiro é o último fator que me move ao criar um negócio. Antes, você precisa ter um propósito”
 
» Inovação no Brasil
“O ambiente de negócios para inovação no Brasil é um dos mais hostis do mundo”
 
» Entraves brasileiros
“A EasyTaxi atuou em 35 países e posso dizer que o Brasil é o mais difícil para trabalhar. Aqui, antes de ter cliente, você precisa ter contador”
 
» Papel dos empresários
“Os empresários brasileiros precisam se posicionar mais. Não podem ter medo de falar”
 
» Burocracia
“Na Nigéria, abri uma empresa em 15 dias. No Brasil, isso é impossível”
 
» Peso do Estado
“Uma das máquinas mais onerosas do mundo é o Estado Brasileiro. A gente não pode entregar um cheque em branco para os burocratas”
 
» Reforma da Previdência
“Se o Brasil não fizer a reforma da Previdência, a conta não vai fechar. O país não tem dinheiro. Simples assim”

 

O que é a Singu
 
» Atividade: marketplace de serviços de beleza e bem-estar
 
» Serviços: manicure, pedicure, massagem, depilação e drenagem linfática em domicílio
 
» Fundação: junho de 2015
 
» Colaboradoras: mais de 2 mil cadastradas
 
» Atuação: São Paulo e Rio. Meta é chegar às principais cidades do país até o final do ano


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)