(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novos colunistas de Política e Economia chegam ao Estado de Minas


postado em 26/11/2017 07:00 / atualizado em 26/11/2017 08:05

Um time de colunistas de peso chega ao Estado de Minas a partir de terça-feira. São nomes de referência nacional na política e na economia que reforçarão o conteúdo opinativo oferecido aos leitores, com as análises dos fatos mais importantes do país.

 O consultor econômico Raul Velloso, Ph.D em economia pela Yale University, assinará coluna quinzenal, às terças-feiras. Velloso foi coordenador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além de membro de conselhos de administração de entidades como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 Ele se revezará com o jornalista Pedro Lobato, que também publicará quinzenalmente, às terças-feiras, e estreia na próxima terça. Pedro Lobato é jornalista com passagens por veículos como O Globo, Veja e Gazeta Mercantil, onde trabalhou por 17 anos. Durante treze anos trabalhou no Estado de Minas, como editor dos cadernos de Economia e Opinião, e agora retorna ao jornal com análises da economia de Minas e do Brasil. “Será uma experiência valiosa para mim e espero poder dividir com os leitores do EM, pelos quais sempre tive respeito, o que pude aprender em minha já longa carreira”, disse.

 Às quartas-feiras, os leitores poderão conferir os textos do escritor e historiador Marco Antônio Villa. Comentarista da rádio Jovem Pan e da TV Cultura, Marco Antônio Villa é mestre em sociologia e doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP). Professor universitário durante 30 anos, Villa escreveu mais de 30 livros sobre a história política e social do Brasil.

 Às sextas-feiras, é a vez do jornalista Reinaldo Azevedo, referência na área de política e famoso pelas opiniões incisivas. Azevedo é autor dos livros O país dos petralhas, Máximas de um país mínimo e Contra o consenso. Colunista de diversos veículos de imprensa, Azevedo foi redator-chefe da revista Primeira Leitura e da revista Bravo!. Foi editor-adjunto de política da Folha de S.Paulo, e redator-chefe do jornal Diário do Grande ABC.

 Já no sábado, quem assina coluna é o doutor em geografia humana Demétrio Magnoli. Especialista em política internacional, ele integra o Grupo de Análises da Conjuntura Internacional, da Universidade de São Paulo (Usp). Colunista renomado, com passagem em diversos veículos, como Folha de S.Paulo e O Globo, Magnoli é autor dos livros Gota de sangue – História do pensamento racial e O Leviatã desafiado.

 Com esse novo cardápio editorial, num momento em que o país passa por instabilidade e desconfiança, o EM cumpre o papel ainda mais necessário de oferecer aos leitores um olhar vigilante e aprofundado de questões que afetam o país na ordem do dia. Os novos colunistas se unem a um time consolidado do EM, que conta com nomes como os jornalistas políticos Baptista Chagas de Almeida, que assina a coluna Em Dia com a Política, e Luiz Carlos Azedo, além do colunista econômico Antônio Machado, à frente da Brasil S/A.

 Especializada em economia, a jornalista Marta Vieira passa a assinar às quartas-feiras a coluna Mina$ em Foco – antes publicada às terças –, em que mostra os desafios de uma economia que tanto traduz a diversidade cultural e a capacidade de criação dos brasileiros. Às sextas-feiras, a leitura atenta das mudanças na política econômica e nas canetadas nos gabinetes de Brasília, que afetam os negócios pelo país, é feita pelo olhar crítico de Marcílio de Moraes na Bra$il em Foco.

 Ao ritmo da chamada nova economia, que partiu forte da indústria tradicional para a prestação qualificada de serviços, inclusive na profusão dos empreendimentos em meio on-line, a coluna Fora da Caixa, da jornalista Paola Carvalho, traz aos sábados informações sobre economia criativa, a cultura maker, e os primeiros passos dos novos empreendedores mineiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)