(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira em Belo Horizonte

A partir desta data só terá a programação das emissoras quem tiver o aparelho adaptado para receber o sinal digital


postado em 07/11/2017 20:25 / atualizado em 07/11/2017 20:29

O sinal analógico das TVs em Belo Horizonte será desligado nesta quarta-feira, de acordo com decisão do Gired, grupo responsável pela implantação da TV Digital no Brasil.

A partir desta data só terá a programação das emissoras quem tiver o aparelho adaptado para receber o sinal digital que passará a ser ofertado apenas nesta tecnologia. Até o dia 22 de novembro, além da capital, outras 38 cidades serão alvo das mudanças.

Segundo a pesquisa, concluída em 4 de novembro, 89,25% dos domicílios dos 39 municípios estão preparados para receber o sinal digital. No entanto, para que as transmissões analógicas sejam encerradas, é preciso atingir o percentual mínimo de 90% das residências, conforme estabelece portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A data final para o desligamento do sinal analógico em Belo Horizonte e região metropolitana é a mesma do Rio de Janeiro e outras 18 cidades. No estado do Rio, a transição para a TV digital teve início no dia 25 de outubro.

Antes do desligamento total, uma nova pesquisa Ibope será realizada na capital e outros 18 municípios do Rio de Janeiro para medir o índice de recepção do sinal digital nos domicílios. Já nas cidades de Minas Gerais, o Gired decidiu que não será necessário um novo levantamento.

Kits


Nas 39 cidades mineiras, já foram distribuídos 352 mil kits de conversores digitais para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal. Esse número representa 73% do total de equipamentos que deverá ser entregue. A distribuição continuará sendo feita até 45 dias depois da data final do desligamento do sinal analógico.

A transição para o sistema de TV digital em Belo Horizonte e outras cidades da região metropolitana deverá beneficiar uma população de 5,5 milhões de pessoas.

O agrupamento inclui os municípios de Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)