(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guia reúne roteiros da culinária mineira e mais de 150 festivais e festas temáticas

Mapa será referência para estimular a atividade turística em terras mineiras. Publicação reúne ainda as indicações de 122 produtores locais e estabelecimentos abertos ao turista


postado em 19/10/2017 06:00 / atualizado em 19/10/2017 08:05

Minas Gerais serve de âncora para 27 roteiros da culinária típica regional do estado(foto: Cleber Marinho/Divulgacao - 06/06/09)
Minas Gerais serve de âncora para 27 roteiros da culinária típica regional do estado (foto: Cleber Marinho/Divulgacao - 06/06/09)

A gastronomia diversificada de Minas Gerais serve de âncora para 27 roteiros da culinária típica regional do estado e 154 eventos com calendário permanente, entre festas temáticas e festivais. Recém-catalogado pela Secretaria de Turismo, esse acervo foi transformado numa espécie de guia, o Mapa gastronômico de Minas Gerais, que agora será referência para estimular a atividade turística em terras mineiras. A publicação, lançada ontem na Casa da Gastronomia Mineira – Mineiraria, reúne, ainda, as indicações de 122 produtores locais e estabelecimentos abertos ao turista.


Com o mapeamento dos roteiros, estruturados por grupo de cidades e a especialidade da culinária de cada um deles, o calendário de eventos e a lista de pontos de visita, o guia apresenta uma ampla oferta de alimentos, bebidas artesanais e cardápios típicos. São itens  já considerados formadores da identidade cultural e do talento dos mineiros, incluindo, além dos conhecidos queijos, cafés e cachaças artesanais, os azeites, vinhos, licores, doces, cervejas, biscoitos, rapadura, melado, e receitas com frango,  jiló, jabuticaba e ora-pro-nóbis.

O secretário de estado de Turismo, Ricardo Faria, informou que a tiragem inicial de 2 mil exemplares será destinada a agências de turismo e turistas por elas atendidos. “A publicação é resultado do mapeamento das experiências gastronômicas pesquisadas pelo governo e que serão promovidas como atrativo turístico”, explicou. Os roteiros, eventos e as visitas a produtores locais foram coletados em 39 dos 47 circuitos turísticos conhecidos em Minas.

O governo estadual, segundo Ricardo Faria, decidiu pela publicação do mapa como parte de um programa que estabeleceu a gastronomia como política pública. Pesquisa feita pelo Observatório Turístico de Minas, braço da secretaria encarregado de monitorar o desenvolvimento do turismo, identificou que 24% das pessoas que visitam o estado entendem a gastronomia como uma espécie de marca registrada e fator relevante para conhecer Minas.

A estatística que baliza a crença do estado, ao abraçar a culinária como atividade importante do turismo, é a que tem sido divulgada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), indicando movimentação anual de receita de US$ 150 bilhões em torno da gastronomia no planeta. O fortalecimento da produção regional de Minas em algumas áreas mais desenvolvidas também confirma a diretriz.

Minas conta com 509 produtores registrados de cachaça artesanal e 1.020 marcas. Na fabricação de queijos, atuam 254 empreendedores de sete regiões, parte deles premiados no maior festival do queijo na França. Ainda emergente, a produção de cervejas artesanais envolve  51 microcervejarias no estado. Último levantamento feito pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Faemg) em 2014 mostrou que as indústrias de alimentos e bebidas respondem por quase 20% do valor bruto da produção industrial mineira.

Expectativa O Mapa gastronômico de Minas Gerais poderá também ser consultado pela internet no portal www.minasgerais.com.br. Para os comerciantes do Mercado Central da capital mineira, o mapeamento amplia os horizontes do turismo no estabelecimento. “Estamos investindo muito para receber os turistas nos últimos cinco anos, em que percebemos o crescimento do turismo no estado”, afirma o diretor-superintendente da instituição mantenedora do mercado, Luiz Carlos Braga. Considerado um dos melhores do país, o Mercado Central de BH tem o jiló com fígado, e o tropeiro como alguns de seus pratos mais famosos. Cerca de 40% do público que o estabelecimento recebe de quinta a domingo é de turistas. São 12 mil, em média, por dia, na quinta e na sexta-feira; e aos sábados esse fluxo dobra.

Os restaurantes de todo o estado também se preparam para usar o Mapa Gastronômico, de acordo com o presidente da seção mineira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Ricardo Rodrigues. Ele coordena a Frente da Gastronomia Mineira, com participação de 300 representantes de várias áreas empenhados na promoção da gastronomia. “Cada região do estado tem agora um norte para que o turista saiba o ‘terroir’ daquela região e para reforçar a gastronomia como indutora do turismo.” Em maio, o governo de Minas publicou dois decretos, um deles instituindo a Política Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira, e outro que definiu a Casa da Gastronomia Mineira – Mineiraria.

 

Para conhecer
Roteiros que constam do novo Mapa gastronômico de Minas Gerais


>> CAMINHOS DO SUL DE MINAS
Cidades: Maria da Fé, Cristina, Piranguinho e Santa Rita do Sapucaí
Especialidades: pé de moleque, azeite e café
Eventos: festivais de inverno, gastronômico, do Maior Pé de Moleque do Mundo em Piranguinho (foto) e Sabores do Vale
Visitas: produção artesanal do doce e fazenda da Epamig produtora de azeite

>> CAMINHOS GERAIS
Cidades: Andradas e Botelhos
Especialidades: vinho, café e cachaça
Eventos: festas do vinho, do biscoito, da uva e Benne detta Italia e Festival Buteko Nota 10
Visitas: adegas e vinícolas

>> CIRCUITO DA CANASTRA
Cidade: Araxá
Especialidades: doces em compota (foto), queijos e frango com açafrão
Eventos: Festival Internacional de Gastronomia Sabores e Saberes
Visitas: produção artesanal de leite, café, cachaça e queijo

>> CIRCUITO DAS ÁGUAS
Cidades: Soledade de Minas, Caxambu e Lambari
Especialidades: doces, biscoitos e cafés especiais
Eventos: Festival Boa Mesa
Visitas: fábrica de doces, produção de cachaça de alambique, fazendas e laticínios de derivados de leite de ovelha

>> CIRCUITO BELO HORIZONTE
Especialidades: cervejas artesanais (foto), fígado com jiló e pastel de angu
Eventos: festivais e circuitos gastronômicos
Visitas: cervejarias, Mercado Central de BH e casa de curados e defumados

>> CIRCUITO do OURO
Cidades: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Ouro Preto, Sabará, Itabirito, Congonhas, Mariana, Ravena, Pompeú, Santo Antônio do Salto e Nova Lima
Especialidades: ora-pro-nóbis, jabuticaba e cerveja artesanal
Eventos: festas da quitanda, goiabada, vinho e Festival Viação Gastronômica
Visitas: fábricas de doces, cachaçaria, cervejarias e produção artesanal de geleia de pimenta biquinho

>> SERRAS DE MINAS
Cidades: Viçosa, Guaraciaba, Dom Silvério, Rio Doce e Araponga
Especialidades: cachaça, rapadura e melado e café
Eventos: festivais gastronômico e cultural e Feira Gastrocultural de Rio Doce
Visitas: alambique, produção de café especial e orgânico, vinho, farinha de moinho d’água, rapadura e melado

>> TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA
Cidades: Alagoa, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto
Especialidades: queijo parmesão (foto), cachaça e azeite
Eventos: Festivais do Queijo e do Azeite e de gastronomia

>> TRILHA DOS INCONFIDENTES
Cidades: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Lagoa Dourada, Carrancas, Coronel Xavier Chaves, São João del-Rei e Tiradentes
Especialidades: biscoitos, cachaça e vinho
Eventos: festivais de morango, flores e rosas, de cultura e gastronomia, do pão de queijo, de café com-bicoito e de vinho e jazz e Festa do Rocambole de Lagoa Dourada
Visitas: cafés, engenho, sítios e produção artesanal de queijo e cachaça

>> VEREDAS DO PARAOPEBA
Cidades: Itaguara, Jeceaba, São Joaquim de Bicas, Mário Campos, Bonfim, Moeda, Igarapé e Brumadinho
Especialidades: doces, cachaça e licor
Eventos: festivais gastronômico, da jabuticada e da cachaça
Visitas: produção de derivados do leite de cabra, produção de cachaça de alambique (foto), doces de frutas em calda, cachaça e licores, defumados e embutidos

>> VILLAS E FAZENDAS
Cidades: Itaverava, Conselheiro Lafaiete e Santana dos Montes
Especialidades: cachaça, milho e cerveja artesanal
Eventos: festival gastronômico, festas da cachaça e do milho
Visitas: fábricas de cerveja e cachaça


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)