(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ni­ppon bus­ca apoio de só­ci­os para administrar a Usiminas

Gru­po ja­po­nês quer con­ven­cer de­mais aci­o­nis­tas de que al­ter­nân­cia no co­man­do da em­pre­sa mi­nei­ra é me­lhor pro­pos­ta pa­ra so­lu­ci­o­nar con­fli­to ju­di­ci­al des­de 2014 com a Ter­nium/Te­chint


postado em 10/05/2017 06:00 / atualizado em 10/05/2017 09:17

Usina de Ipatinga: Sócio japonês adota estratégia de aproximação com acionistas brasileiros na siderurgia(foto: Daniel Mansur/Divulgação - 6/5/13)
Usina de Ipatinga: Sócio japonês adota estratégia de aproximação com acionistas brasileiros na siderurgia (foto: Daniel Mansur/Divulgação - 6/5/13)

De­pois de ado­tar es­tra­té­gia mais aber­ta quan­to ao con­fli­to de acio­nis­tas que en­vol­ve a Usi­mi­nas, e mar­ca­da por co­mu­ni­ca­dos pu­bli­ca­dos em jor­nais, o gru­po ja­po­nês Ni­ppon Steel & Su­mi­to­mo Me­tal Cor­po­ra­tion (NS­S­MC) bus­ca, ago­ra, o apoio dos ou­tros só­cios pa­ra pôr fim à de­sa­ven­ça com o con­glo­me­ra­do íta­lo-ar­gen­ti­no Ter­nium/Te­chint que se ar­ras­ta na Jus­ti­ça mi­nei­ra des­de o fim de 2014.

A ta­re­fa de apro­xi­ma­ção com os de­mais acio­nis­tas da si­de­rúr­gi­ca foi as­su­mi­da pe­lo no­vo di­ri­gen­te da em­pre­sa ja­po­ne­sa res­pon­sá­vel pe­los ne­gó­cios nas Amé­ri­cas, Ka­zuhi­ro Ega­wa, es­ta­be­le­ci­do há pou­co mais de um mês no Bra­sil.

O pa­pel de Ega­wa é con­ven­cer os só­cios de que a so­lu­ção pas­sa pe­lo mo­de­lo de al­ter­nân­cia de po­der na Usi­mi­nas, pro­pos­ta já fei­ta no ano pas­sa­do à Ter­nium. “Te­mos man­ti­do con­ver­sas com os con­se­lhei­ros re­pre­sen­tan­tes dos em­pre­ga­dos e dos acio­nis­tas mi­no­ri­tá­rios. Eles con­si­de­ram que a pro­pos­ta de al­ter­nân­cia é boa”, afir­mou on­tem o di­re­tor da Ni­ppon pa­ra as Amé­ri­cas ao Es­ta­do de Mi­nas.

O gru­po ja­po­nês, há qua­se 60 anos no ca­pi­tal da si­de­rúr­gi­ca mi­nei­ra, de­fen­de a ado­ta­ção do sis­te­ma de in­di­ca­ção al­ter­na­da, en­tre os prin­ci­pais acio­nis­tas, do pre­si­den­te-exe­cu­ti­vo e do pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da em­pre­sa. A pro­pos­ta não mu­dou em re­la­ção àque­la fei­ta pe­la Ni­ppon no fim do ano pas­sa­do e re­pre­sen­ta, na vi­são dos ja­po­ne­ses, o fim do con­fli­to com a Ter­nium.

Ka­zuhi­ro Ega­wa dis­se ter aber­to o diá­lo­go com os só­cios bra­si­lei­ros e que as con­ver­sas vão con­ti­nuar em to­das as opor­tu­ni­da­des pos­sí­veis de diá­lo­go, in­clu­si­ve na reu­nião pre­vis­ta pa­ra ho­je do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da Usi­mi­nas. “Bus­ca­mos o apoio dos bra­si­lei­ros pa­ra ter­mi­nar o con­fli­to e pa­ra que os con­se­lhei­ros pos­sam se de­di­car a me­di­das pa­ra fa­zer o me­lhor pe­la Usi­mi­nas. Nos­sa es­pe­ran­ça é que os bra­si­lei­ros en­cam­pem es­sa pro­pos­ta”, dis­se o exe­cu­ti­vo.

Há cer­ca de um mês, ele con­ver­sou com em­pre­ga­dos da usi­na de Ipa­tin­ga, quan­do se reu­niu com o re­pre­sen­tan­te dos tra­ba­lha­do­res no Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da si­de­rúr­gi­ca, Luiz Car­los de Mi­ran­da. O EM não con­se­guiu con­ta­to, on­tem, com o con­se­lhei­ro. Ega­wa afir­mou ter per­ce­bi­do sen­sa­ção de tris­te­za em con­ver­sa com  tra­ba­lha­do­res da si­de­rúr­gi­ca, que de­mons­tra­ram preo­cu­pa­ção com o con­fli­to en­tre os prin­ci­pais acio­nis­tas.  “Sen­ti que a ci­da­de de Ipa­tin­ga es­tá meio de­sa­ni­ma­da”, dis­se.

A ten­são nas re­la­ções en­tre os só­cios cres­ceu com a subs­ti­tui­ção de Rô­mel Erwin de Sou­za, in­di­ca­do da Ni­ppon Steel, em 23 de mar­ço pas­sa­do, pe­lo exe­cu­ti­vo tam­bém de car­rei­ra da em­pre­sa Sér­gio Lei­te, no­me pre­fe­ri­do da Ter­nium. A tro­ca foi apro­va­da em reu­nião do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção que o gru­po ja­po­nês con­si­de­rou ter ado­ta­do cri­té­rio ile­gal na con­ta­gem de vo­tos. A es­co­lha do no­me pa­ra o co­man­do da si­de­rúr­gi­ca pres­su­põe en­ten­di­men­to pré­vio pe­lo acor­do de acio­nis­tas.

No­va­men­te na Jus­ti­ça pa­ra ten­tar re­con­du­zir Rô­mel Sou­za ao car­go, a Ni­ppon acu­sa seu só­cio de ter for­ça­do  a subs­ti­tui­ção do co­man­do da si­de­rúr­gi­ca.  A po­si­ção da Ter­nium é de que o ex-pre­si­den­te vio­lou o es­ta­tu­to so­cial da com­pa­nhia, ao as­si­nar so­zi­nho e sem co­nhe­ci­men­to do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção um me­mo­ran­do de en­ten­di­men­tos re­la­ti­vo a um gran­de con­tra­to de for­ne­ci­men­to de mi­né­rio de fer­ro jun­to a Mi­ne­ra­ção Usi­mi­nas, em que tem co­mo só­cio a ja­po­ne­sa Su­mi­to­mo.

PRO­CES­SO O no­vo di­re­tor da Ni­ppon pa­ra as Amé­ri­cas pre­fe­riu não co­men­tar co­mo fi­ca­rá o pro­ces­so que pe­de a anu­la­ção da tro­ca de pre­si­den­tes ca­so a pro­pos­ta de al­ter­nân­cia no po­der da Usi­mi­nas se­ja acei­ta. “O meu pa­pel é ten­tar pôr fim a es­se con­fli­to que é sem sen­ti­do e por is­so pro­pu­se­mos que se­ja ado­ta­da a re­gra de al­ter­nân­cia do  C.O. (o pre­si­den­te exe­cu­ti­vo) e o do pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção”, dis­se.

Em re­fe­rên­cia a um an­ti­go di­ta­do ja­po­nês, Ega­wa afir­ma que mes­mo de­pois de si­tua­ções di­fí­ceis, co­mo as tem­pes­ta­des, as re­la­ções en­tre os só­cios po­dem me­lho­rar, ha­ven­do diá­lo­go. “Nós, ja­po­ne­ses, não gos­ta­mos de pro­ces­sar. Con­si­de­ra­mos que o im­por­tan­te o diá­lo­go”, afir­ma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)