O juiz federal substituto Márcio de França Moreira, da 8ª Vara Federal do Distrito Federal, suspendeu de suas atividades seis dos oito vice-presidentes dos Correios. São eles, Darlene Pereira da Silva, Vice-Presidente de Encomendas, Cristiano Barata Morbach, Vice-Presidente da Rede de Agências e Varejo; Paulo Roberto Cordeiro, Vice-Presidente de Serviços. Além deles, foram afastados Eugenio Walter Pinchemel Montenegro Cerqueira, Vice-Presidente Corporativo; Henrique Pereira Dourado, Vice-Presidente do Negócio Postal; e Francisco Arsênio de Mello, Vice-Presidente de Finanças e Controle Internos. A informação é do Blog do Vicente, do Correio Braziliense.
Segundo a decisão do magistrado, durante a reunião do conselho de administração, o conselheiro Marcos César Alves Silva destacou em seu voto que apesar de ter pedido que os currículos fossem previamente analisados pela área de governança da empresa, isso não aconteceu. O juiz ainda destacou que não recebeu documentação da Casa Civil atestando a conformidade das indicações, somente comprovando que foram enviadas àquele órgão.
Em nota de esclarecimento aos empregados, os Correios afirmaram que houve apreciação das indicações em estrita observância com a lei das estatais. A empresa pública ainda informou que a decisão proferida, sem, inclusive, oportunizar aos Correios manifestação prévia ocasiona significativos danos à atuação da empresa.
Nos corredores da estatal, o comentário é de que o vice-presidente de Gestão de Pessoas dos Correios, Heli Siqueira de Azevedo, está furioso com a decisão e tem afirmado que se vingará da ADCAP. Além dele, somente o presidente da estatal, Guilherme Campos, e o vice-presidente de Logística, José Furian Filho, permanecem na gestão da estatal. Procurada, a empresa publica informou que recorrerá da decisão.
