(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chocolates viram brindes e carros somem das campanhas de shopping

Os shopping centers gastaram menos, neste ano, com as campanhas para incentivar as vendas motivadas pelo Natal e o Ano-novo, encerrando 2016 com um recorde às avessas nos departamentos de marketing


postado em 24/12/2016 06:00 / atualizado em 24/12/2016 07:41

Reflexo do freio imposto à economia brasileira, os shopping centers gastaram menos, neste ano, com as campanhas para incentivar as vendas motivadas pelo Natal e o Ano-novo, encerrando 2016 com um recorde às avessas nos departamentos de marketing. Diminuiu de 93% em 2015 para 88%, agora, o universo de centros de compras que bancaram promoções na principal data de faturamento do comércio. As taxas são resultado de pesquisa feita junto a 192 shoppings no Brasil pelo Instituto de Inteligência do GS Group, especializado em ações de gestão e relacionamento com clientes destinadas ao varejo.

O estudo, batizado de Orange Paper, mostra que 12% dos centros de compras no país não realizaram promoção voltada às vendas de Natal. Entre aqueles que adotaram essas ações, predominaram estratégias com prazos mais curtos, custo menor e adotando menos inovação. Foi o pior desempenho do setor desde 2013, quando 80% dos shoppings bancaram campanhas.

O diretor de Inteligência do GS Group, Fernando Gibotti, afirma, por meio de nota, que os cortes estão relacionados à estratégias de marketing comuns. “Por medo de arriscar e empreender, as campanhas tradicionais se repetem e exigem altos investimentos com promotoras e publicidade. Embora estejamos no século 21, as mecânicas promocionais são as mesmas desde a década de 90”.

Em Minas Gerais, o índice de centros de compras que vetou as campanhas de Natal foi superior à média nacional: 17% desistiram das promoções. No grupo dos 83% que mantiveram as estratégias, sorteios e as ações de 'compre-troque' aumentaram em 14 pontos percentuais neste ano. Para as campanhas de sorteio, houve avanço de 5 pontos percentuais, frente a 2015, nas faixas de troca acima de R$ 300. Caiu também o uso do carro como prêmio para seus consumidores, totalizando 60% de shoppings que ofereceram o produto como premiação em 2016, frente a 75% no ano passado. Na campanha compre-troque, o tíquete médio acima de R$ 500 se manteve em 67% dos shoppings, entre 2015 e 2016. Chocolates são os brindes mais oferecidos nessa modalidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)