
A partir da meia-noite de hoje os consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem adiantar os relógios em uma hora com o início do horário de verão. Com a medida o governo busca reduzir o consumo de energia elétrica no pico da demanda, entre 18h e 21h e com isso diminuir a carga de energia no sistema interligado. A expectativa é que na área de concessão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) o horário de verão, que vigorará até a 0h de 19 de fevereiro do ano que vem gere uma redução de consumo equivalente a 340 MW, o que corresponde à demanda de pico de uma cidade com 800 mil habitantes. Em Minas Gerais, a economia de energia será de até 0,5%, ou 108 GWh, o que é suficiente para abastecer Belo Horizonte durante nove dias.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia de energia de 0,5%, o que equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes. O horário de verão terá duração de 126 dias de duração.
De acordo com o engenheiro de planejamento do sistema elétrico da Cemig, Wilson Fernandes Lage, o horário de verão garantirá a redução do carregamento nas linhas de transmissão, transformadores, sistemas de distribuição e unidades geradoras de energia. “O grande benefício dessa redução é o aumento da confiabilidade e segurança da operação do sistema elétrico, reduzindo o risco de ocorrência de interrupções do fornecimento de energia”, afirma.
Outra vantagem mencionada pelo engenheiro é o menor gasto de energia, principalmente nas classes comercial e residencial. “Isso ocorre devido ao menor tempo de utilização da iluminação artificial, que pode reduzir até 5% o consumo mensal dos clientes”, esclarece Wilson.
Mudança de hábitos
Além de alterar o horário dos relógios, os consumidores das regiões onde a mudança será feita devem ficar atentos aos horários de embarque nos aeroportos. A Gol, Latam e Azul divulgaram notas ontem informando que os horários de voos com origem e destino a locais que não participam do horário de verão, que começa neste fim de semana em 10 estados mais o Distrito Federal, serão alterados.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou alerta orientando que passageiros fiquem atento ao horário de seus voos durante o horário de verão. Segundo a agência, horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local.
Em nota, a Latam informou que os horários de chegada e partida dos voos da empresa nas regiões Norte e Nordeste serão antecipados em uma hora em relação aos horários atuais. Já a Gol informou que as decolagens e chegadas dos estados das regiões do Norte e Nordeste “foram antecipadas em uma hora em relação aos horários atuais”. A Azul também informou que vai adiantar em uma hora os horários de partida e chegada de seus voos nas regiões Norte e Nordeste, considerando os horários locais atuais dos voos. Segundo a aérea, clientes que já compraram bilhetes a partir de 16 de outubro para destinos nestas regiões não serão impactados.
