(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia das Mães fraco desanima comércio

Pessimistas, maioria dos empresários fechará o mês de maio com faturamento abaixo do esperado. A esperança é investir em promoções nos próximos dias


postado em 18/05/2016 14:46 / atualizado em 18/05/2016 15:38

Na tentativa de amenizar as quedas nas vendas, lojistas continuam apostando em promoções para fisgar clientes (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Na tentativa de amenizar as quedas nas vendas, lojistas continuam apostando em promoções para fisgar clientes (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A segunda melhor data para o comércio deixou lojistas ainda mais desanimados em Belo Horizonte. O Dia das Mães, que depois do Natal é a comemoração com maior crescimento em vendas, não cumpriu sua vocação e mais da metade dos empresários de BH (50,8%) vai fechar o mês de maio com faturamento abaixo do esperado. A constatação é da Fecomércio MG que divulgou, nesta quarta-feira (18), uma análise do cenário varejista da capital para este mês.

Elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, a pesquisa mostrou ainda que 55,6% dos entrevistados tiveram vendas piores no Dia das Mães em relação ao ano passado. “Nenhuma data comemorativa tem tido bom resultado para o comércio. Nas nossas avaliações, constatamos que, cada vez menos, comerciantes estão conseguindo superar as vendas mês a mês”, lamenta a estatística da Fecomércio MG, Elisa Castro.

Ela destaca que, com um poder de compra menor, o consumidor está deixando de comprar e quando consome gasta cada vez menos. Para se ter uma ideia, a previsão para o tíquete médio gasto pelos consumidores na data comemorativa deste mês se confirmou, comparando-se as pesquisas de expectativas e de balanço para o Dia das Mães. O valor médio foi de R$ 50 (37% dos empresários previram que o tíquete seria esse, e 33,5% registraram efetivamente essa faixa de preço).

PROMOÇÕES


Daqui pra frente e na tentativa de amenizar o cenário de vendas abaixo do esperado, 63,6% dos entrevistados da pesquisa da Fecomércio afirmaram que farão promoções. Essa estratégia também foi adotada em abril por 59,8% do empresariado da capital mineira. No mês passado, 51,8% tiveram um faturamento pior do que o apresentado em março, e viram suas vendas cair, em média, 30,3%. Para o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, a Fecomércio fará uma nova análise de expectativas com os empresários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)