
Alguns já estão chamando essas mudanças de 4ª Revolução Industrial. “É importante ressaltar que todos precisam entender os novos rumos e que fiquem antenados para que esta mudança de pensamento faça parte de suas vidas. E nós queremos que Minas seja o carro-chefe dessa mudança”, ressalta Leonardo. “Queremos que o público que esteve aqui ontem e aqueles que assistiram pela rede entendam que temos um cenário mineiro favorável na área de inovação e que todos têm de pensar nesse setor, porque é ele que transformará o mundo. Por um lado, teremos cada vez menos empregos, uma vez que a tecnologia será uma das responsáveis por consumir essa questão. Hoje, quando entramos num elevador, já não contamos mais com a ajuda do ascensorista”, lembra.
Para o secretário, esta é uma das provas de que empregos que existem hoje podem não existir no futuro. “Agora, como mudar isso? Como isso vai mudar em nível mundial? É com as pessoas pensando mais em tecnologia e sendo mais empreendedoras, desenvolvendo produtos que encontrarão a solução para o próprio negócio”, afirma. O objetivo do FOMS e do calendário de eventos do Minas Digital é aproximar a população dessa mudança, garante o subsecretário.
“O público que trouxemos para este evento é formado por influenciadores das redes sociais, agências de publicidade, do próprio governo, que trabalha com a parte de rede social, pessoas do Facebook, Instagram, enfim aqueles que estão conectados com este momento de mídia social.” Entre os palestrantes, o vlogueiro de sucesso dos canais do Youtube “maspoxavida” e Role Gourmet, o paulista PC Siqueira, que contou como tudo começou. “Foi meio que sem querer, mas muito rápido. Quando percebi já estava com mais de 2 milhões de inscritos em minha conta no Youtube. PC é um dos grandes vloggers da chamada primeira geração de youtubers.
Juliana Muncinelli, a Juzão, representante da Niche, startup comprada pelo Twitter, que funciona como plataforma de campanhas digitais para criadores de conteúdo, também fez uma análise sobre os novos caminhos da tecnologia. Ana Maria Gonçalves, estudante de comunicação disse que adorou o FOMS e que aprendeu muito. “Temos de ficar antenados com as novas mudanças e a mídia digital está aí para isto. Esse tipo de evento é importante porque descentraliza, ou seja, sai fora do eixo Rio-São Paulo e faz com que Minas possa mostrar o que temos aqui.”
