Especialistas fazem um alerta especial na hora de incluir os dependentes nas declarações. Eles lembram que é importante a comunicação entre pais separados na hora da prestação de contas. A contadora Rita de Cássia Aguiar Soares, sócia da empresa Atos e Fatos, conta que é muito comum a dupla inclusão do filho nas declarações pelos pais, o que pode causar problemas com o leão. “O intuito da Receita é evitar demanda na malha fina, pois isso atrasa os serviços. Quanto menor for o número de pessoas na malha, melhor”, explica. Rita diz que as novidades no preenchimento do IR dão um pouco mais de trabalho aos contribuintes e facilitam a vida da Receita.
A contadora reconhece que será mais trabalhoso para os profissionais juntarem os CPFs da clientela e recomenda que eles confiram os dados com antecedência para se evitar problemas. “É necessário guardar os recibos para comprovar os pagamentos. Não é como nas instituições de ensino, por exemplo, às quais é possível requisitar um informe com todos os valores desembolsados do ano”, diz Rita de Cássia. .
As empresas têm até dia 29 para entregar a seus funcionários os comprovantes de rendimentos recebidos no ano passado, sob pena de pagarem multa de R$ 41,43 por trabalhador.
