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Estado de Minas

Lojas de chocolates investem de miniaturas a vinho do Porto para a Páscoa


postado em 31/01/2016 06:00 / atualizado em 31/01/2016 08:29

O comércio promete preços competitivos na Páscoa e novos sabores, no rastro das vendas realizadas num Natal que, embora não tenha sido o sonhado pelo setor, viu a migração para as lojas de chocolate do cliente disposto a reduzir os gastos com presentes. Antes, o produto só complementava as compras do bom velhinho em dezembro, lembra a comerciante Rose Mary Rodrigues, dona de quatro lojas em BH franqueadas da rede Cacau Show. “O cliente migrou para o nosso setor porque encontrou um bom produto e conseguiu presentear a todos que gostaria. Isso significa que a Páscoa de 2016 pode ser até um pouco melhor do que a do ano passado”, afirma.

Rose faz parte do grupo dos lojistas otimistas, apesar da crise da economia, e diz ter motivos para isso. Ela não trabalhava com expectativas positivas de vendas no Natal de 2015 até que foi surpreendida pelos clientes nas lojas. A grande procura a obrigou a recorrer a franqueados de outros estados para entregar 800 unidades de panetones a mais que o planejado. “É preciso encantar o cliente, seja por meio do sabor, seja pelo diferencial do produto”, afirma. Sobre os preços, observa: “Os reajustes virão porque tudo se ajusta ao dólar, mas não será nada que assuste o consumidor”.

Durante o Salão da Páscoa 2016, que apresentou em São Paulo os lançamentos da indústria de chocolates, circularam informações dando conta de que os ovos vão chegar às prateleiras remarcados em até 10%, na comparação com os preços da Páscoa de 2015. Se confirmada, a correção de preços perderá para a inflação de 10,67% no ano passado, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Abicab, cerca de 29 mil empregos temporários serão gerados nas indústrias e lojas especializadas de todo o país para atender à demanda da Páscoa deste ano, um acréscimo de 10% frente ao registrado no ano passado. Para atrair o consumidor, a indústria anuncia ovos menores e inovações. A Nestlé informou que preparou um portfólio diversificado, incluindo lançamentos como o Moça Doce de Leite de Colher, opção para um presente especial, e os coelhos de chocolate Alpino e Galak, para quem desejar dar uma lembrança. A Cacau Show vai lançar o Ovo Chocobichos, acompanhado de versões em pelúcia de animais raros. Para os aficionados por chocolates harmonizados com bebidas, anuncia o Ovo Gourmet Vinho do Porto.  

Enquanto isso...
...repasses à vista

A julgar pelo comportamento da Páscoa nos ultimos anos e a instabilidade da economia, o consumidor não deve esperar preços comportados em 2016, observa Feliciano Abreu, diretor do site de pesquisas Mercado Mineiro. “Pelo que o Natal mostrou, não vejo possibilidade de queda de preços”, afirma. Repasses da valorização do dólar sobre as cotações do cacau e de insumos cotados no mercado internacional, como o açúcar, são esperados. Na Páscoa de 2015, levantamento feito pelo Mercado Mineiro em BH, no começo e no fim de março, indicou redução de preços para a maioria dos produtos, mas também alguns aumentos de até 12,62%.


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