(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BC limita dedução no recolhimento de compulsório com fim do PSI

É o fim de uma linha de crédito com juros baixos para investimentos


postado em 21/01/2016 19:07 / atualizado em 21/01/2016 20:42

Brasília - Desde 2012 os bancos públicos e privados podiam usar 20% dos compulsórios sobre depósitos à vista para empréstimos com as mesmas características do  Programa de Sustentação de Investimento (PSI), principal linha depois da crise de 2008/2009.

 

Com o fim do PSI, o Banco Central fez nesta quinta-feira, uma adequação ao cumprimento da exigibilidade de recolhimento compulsório sobre recursos à vista. Por meio da Circular 3.781, assinada pelo diretor de Política Monetária, Aldo Mendes, a instituição informou que o prazo limite ao qual a regra valia será fixado de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado. Na circular anterior, havia apenas a data de início.

Segundo a assessoria de imprensa do BC, desde 2004, qualquer operação financeira que tivesse as mesmas condições do PSI poderia gerar abatimento de até 20% no recolhimento compulsório à vista, equivalente a 45%. Com o fim do programa, não há mais essa referência. A regra fica valendo para o estoque.

Em 16 de dezembro, a instituição também havia informado que novos financiamentos passíveis de dedução de até 20% no recolhimento de compulsórios sobre depósitos à vista em operação do PSI terão prazo limite de julho de 2019 para dedução do saldo devedor atualizado desses financiamentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)