Indicado nesta sexta-feira, 18, ao Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa iniciou coletiva de imprensa no Palácio do Planalto afirmando diversas vezes a importância do equilíbrio fiscal. Tido praticamente como um mantra de Joaquim Levy, o ajuste fiscal é o ponto que gera receito no mercado com a substituição dos ministros, já que Barbosa tem perfil desenvolvimentista.
O novo ministro da Fazenda vai deixar o Planejamento sob o comando do atual ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão. "O Planejamento está em boas mãos com o Simão", disse.
De acordo com Barbosa, o País está em fase de transição da economia, "uma fase de ajustes, de construção das bases para um novo ciclo de crescimento". "Essa construção passa primeiramente por um esforço de reequilíbrio fiscal", ressaltou.
