(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diamantina é a cidade brasileira que mais avançou em políticas públicas de preservação

Estudo de competitividade divulgado pelo Ministério do Turismo coloca o município na 29ª posição no ranking de 65 destinos monitorados


postado em 09/12/2015 11:59 / atualizado em 09/12/2015 15:11

Diamantina é a cidade que mais avançou em políticas públicas voltadas ao turismo em todo o país,  uma das 13 dimensões consideradas pelo estudo de competitividade do turismo nacional divulgado pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira, em Brasília. O município ocupa a 29ª posição no ranking de competitividade de um total de 65 destinos monitorados.

Projetos de perservação do patrimônio cultural e histórico, na cidade onde nasceu JK e guarda a Casa de Juscelino, sob a gestão de Serafim Jardim, explicam o desempenho.

A cidade de São Paulo é, de acordo com as treze dimensões consideradas no estudo a mais competitiva. A ela se seguem Rio de Janeiro e Porto Alegre. No ranking geral, Belo Horizonte, se classificou como a quinta do país. Atrativos turísticos naturais, como a Lagoa da Pampulha; e culturais, como o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, receberam destaque no relatório de apresentação. Outra cidade mineira destacada foi Ouro Preto, o 17º município no ranking de competitividade, que registrou o maior avanço na categoria de serviços e equipamentos turísticos.


O Índice de Competitividade do Turismo Nacional permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Para isso, analisa a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística. “O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)