
Imagine transformar os emoticons – aqueles que você usa no WhatsApp, Instagram e Facebook – em R$ 2 milhões na sua conta. Imaginou? Pois foi exatamente o que fizeram os criadores da FofoStore, que decidiram fazer almofadinhas e chaveiros de pelúcia com as carinhas felizes, apaixonadas e até o “cocozinho fofo”. O resultado foi uma chuva de pedidos e um negócio bastante lucrativo. A empresa nasceu em Belo Horizonte, mas já conquistou fãs no país inteiro.
Hoje são sete opções de emoticons diferentes. Love, beijinho, piscadinha, cocozinho, sorrisão, carinha feliz e chorando de rir. Campeão de vendas é o inusitado cocozinho, que, além de bonitinho, faz sucesso pela estampa em si, que leva as pessoas a querer exibir o presente para os amigos reais e virtuais. “Esse é um produto que nasceu na tecnologia, mas que estimula a socialização. As pessoas acabam envolvendo outras para mostrar o que ganharam ou como presentearam e isso, por si só, já gera interesse”, explica o co-fundador Charles Simão.
Confira os produtos:

As almofadas variam de R$ 59,90 a R$ 69,90 e são vendidas na loja virtual e por representantes cadastrados. Já os chaveiros são vendidos em um kit com sete unidades, por R$ 79,90. Para ampliar os canais de venda e ganhar o mercado nacional, a nova aposta da empresa são as lojas próprias. A primeira será aberta em 15 dias, no BH Shopping. Mas, até o fim do ano, serão cinco unidades, em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, além da capital mineira.
Comandada pelos sócios Charles Simão, Marcelo Abritta e Bruno Scolari, desde novembro do ano passado, a FofoStore levou seis meses para ser formatada e começou com investimento anjo de R$ 200 mil. Agora, se prepara para aumentar o mix de produtos e expandir os negócios. “Em breve, lançaremos os macaquinhos, que são muito pedidos pelos clientes, e, até o fim do ano, queremos ter um portifólio com 15 produtos”, conta Simão. A produção terceirizada e dedicada exclusivamente à FofoStore fica na China, mas é acompanhada de perto pelos sócios, que garantem a qualidade do produto e o design fiel ao dos emoticons do teclado.
SEM PALAVRAS
Para Simão, o sucesso do negócio pode ser explicado pelo bom humor associado ao produto e o sucesso que as imagens já fazem no ambiente virtual. “Nosso público principal são jovens adultos, de 18 a 34 anos, que precisam de um presente com vínculo emotivo”, reforça. “Muitas vezes é difícil se expressar por palavras e as pessoas usam os emoticons. Nesse sentido, as pelúcias, cumprem o papel de representar ou tornar concretos esses sentimentos”, completa.
Com 13,7 mil seguidores no Instagram e mais de 21,1 mil seguidores no Facebook, os sócios da FofoStore comemoram o sucesso entre anônimos e famosos, que acabam bombando a popularidade dos produtos nas redes sociais. Isso porque algumas celebridades, ao comprar ou serem presenteadas com as pelúcias, postam suas fotos com elas. Entre os clientes mais conhecidos estão o cantor Tiago Abravanel, a assistente de palco Dani Bananinha, o blogueiro Hugo Gloss, o repórter e apresentador Gominho e a atriz Isabella Santoni.
