(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aposentados têm renda baixa e poupança escassa


postado em 19/07/2015 06:00 / atualizado em 19/07/2015 08:26

A participação de pessoas idosas no mercado de trabalho não configura problema no Brasil, para Márcia Tavares, mestre e doutoranda em engenharia de produção pela Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela afirma que os mais velhos têm facilidade em agregar conhecimento e experiência em equipes de jovens. Ressalta, entretanto, que no Brasil faltam condições para que as pessoas com mais de 60 anos se mantenham ativas. Uma das deficiências é a falta de programas de educação continuada para que os trabalhadores se atualizem de forma continuada.

Além disso, o sistema de saúde precário impede que se faça prevenção de doenças e acompanhamento sistemático para que os idosos tenham condições de se manter aptos ao trabalho. E por último, Márcia Tavares aponta o preconceito em relação ao potencial produtivo de uma pessoa com mais de 60 anos. “São comuns os casos em que os idosos aceitam uma remuneração menor para complementar a renda e assim sustentar até sua terceira geração. E eles podem ser muito eficientes pela experiência que têm, mas isso é desconsiderado”, comentou.

Quando ouvia alguém falar em aposentadoria, Valdivino Gomes de Souza imaginava uma fase da vida marcada por descanso e viagens. Hoje, aos 62 anos, e depois de ter contribuido por 35 anos para o INSS, ele sabe que tudo não passou de um sonho. Engenheiro metalúrgico formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele se aposentou aos 56 anos e teve que continuar trabalhando, primeiro prestando serviços para a antiga empresa e, depois, como consultor dela. “A aposentadoria não cobre nem 25% do que representava o meu salário, e sou responsável por sustentar minha mulher, filhos e netos”, conta.

“Temo que a situação do setor previdenciário no país piore, já que, com as pessoas vivendo mais e o país endividado, a coisa fique bem pior do que já é”, diz Valdivino. Para Márcia Tavares, uma dificudade no Brasil é que muitos idosos não poupam durante a fase ativa e depois de se aposentar precisam se manter no mercado de trabalho para ter uma renda adequada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)