(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Prévia' do PIB aponta queda de 0,81% no 1º trimestre


postado em 21/05/2015 09:19 / atualizado em 21/05/2015 09:51

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de março registrou baixa de 0,81% no primeiro trimestre do ano na comparação com o trimestre anterior, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC). É a segunda queda seguida - nos três últimos meses do ano passado, o recuo foi de 0,21%.


Em março, a atividade econômica apresentou queda de 1,07% na comparação com fevereiro, a maior queda do PIB mensal desde junho de 2014, quando foi registrada uma contração de 1,42%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi maior, de 2,7%. Os percentuais, divulgados hoje pelo BC, têm ajuste sazonal. Isso significa que estão descontados os efeitos que as diferentes épocas do ano têm sobre a economia. Levando-se em conta o período acumulado de doze meses, houve recuo de 1,18%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. Os números do índice são uma análise do Banco Central sobre o crescimento, mas no Brasil quem divulga o PIB (soma de todos os bens e riquezas de um país) é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 29 de maio.

Até o momento, a projeção oficial do BC para o fechamento do PIB em 2015 é retração de 0,5%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado em março. Já o mercado financeiro projeta retração de 1,2% para o PIB este ano, de acordo com o mais recente boletim Focus. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)