(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Argentina denuncia na ONU o 'poder insuportável dos fundos abutres'


postado em 29/04/2015 16:01

O ministro argentino da Economia, Axel Kicillof, denunciou nesta quarta-feira na ONU o "poder insuportável" dos fundos especulativos sobre os países em dificuldades financeiras, alertando que "colocam em risco qualquer reestruturação da dívida em nível mundial". "O poder que têm hoje em dia os fundos abutres é insuportável", afirmou o ministro argentino em um discurso no comitê ad-hoc que discute a questão nas Nações Unidas.

Em seu discurso na ONU, Kicillof classificou os fundos especulativos como "parasitas especializados", e assegurou que eles "construíram um caminho que acabou com a segurança jurídica do endividamento dos países", o que lhe confere um "poder extorsivo muito grande".


A Argentina mantém um litígio com fundos especulativos que ganharam um processo em um tribunal de Nova York. A decisão prevê o pagamento de 1,33 bilhão de dólares pelo governo argentino aos fundos.

Para pressionar o país a cumprir sua decisão, o juiz federal Thomas Griesa mantém bloqueado desde julho passado no Bank of New York (BoNY) um depósito de 539 milhões de dólares efetuado pela Argentina para os credores da dívida reestruturada. Essa medida levou o país a uma moratória parcial sobre a dívida renegociada.

Kicillof ressaltou que "sempre haverá falhas e brechas na lei que permitirão a ação dos fundos abutres", que compram a dívida de países em dificuldades "para litigar, não para buscar uma solução".

O ministro argentino lembrou que há "900 trilhões (de dólares) de dívida em estoque" que correm o risco de serem atacados pelos fundos especulativos como o NML Capital. Por isso, apontou a necessidade de um "marco geral aceito por todos os países para a reestruturação da dívida".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)