Os preços do petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou a manutenção da demanda de petróleo para 2015. O light sweet crude (WTI) para entrega em fevereiro avançou 2,44 dólares, a 48,69 dólares o barril no New York Stock Exchange.
Em Londres, o Brent do Mar do Norte para entrega em março fechou a 50,17 dólares o barril, em um avanço de 2,50 dólares em relação à sessão de quinta-feira. A AIE afirmou nesta sexta-feira que a queda atual dos preços do petróleo não será suficiente para relançar o consumo de cru pela falta de dinamismo do contexto econômico.
Segundo a agência, o consumo de petróleo deverá crescer 0,9 milhão de barris diários (mbd) este ano para alcançar os 93,3 mbd. A AIE acredita que um aumento dos preços "a menos que ocorra algo extraordinário, não é iminente", inclusive havendo "sinais que permitem pensar que o vento pode mudar de direção", especialmente frente à evolução da oferta nos países membros da Opep.
A agência reduziu em 350 mil barris diários sua previsão de crescimento da produção nestes países para 2015, em relação a seu informe anterior. Agora se situa em 950 mil barris diários, para uma produção total de 57,5 mbd anuais. De acordo com a AIE produção dos países da Opep deve alcançar os 29,8 mbd em 2015, pouco menos que a previsão anunciada previamente, de 30 mbd.
