(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco Nacional Suíço gera tumulto financeiro


postado em 15/01/2015 17:53

O Banco Nacional Suíço (BNS) surpreendeu nesta quinta-feira com o anúncio do fim dos limites mínimos de câmbio para o franco suíço criados há mais de três anos. A notícia provocou o "crack" da bolsa de Zurique e a valorização da moeda suíça. Em um breve comunicado, o BNS, responsável pela política monetária do país, anunciou o abandono da taxa mínima de câmbio, que foi fixada em 1,20 franco por euro há mais de três anos, e a implementação de taxas negativas para os grandes depósitos em francos suíços, na tentativa de desestimular os especuladores.


Rapidamente, o franco suíço, em flutuação livre, subiu aproximadamente 30% em relação ao euro e ao dólar. A bolsa suíça também despencou, pois a decisão do BNS encarece as exportações das empresas que negociam ações no sistema financeiro suíço. Em nota, os analistas do UBS avaliam que a medida reduzirá em 5 bilhões de francos suíços (5 bilhões de euros) as exportações suíças.

O crescimento da Suíça também pode ser afetado com uma queda de 0,7%, acrescenta a nota. "Trata-se de um mini crack. A credibilidade do BNS está em jogo", disse Christopher Dembik, economista do Saxo Banque. A decisão também tem repercussões diretas no exterior, sobretudo nos países do leste da Europa, onde foram feitos empréstimos imobiliários em francos suíços para financiar a compra de suas vivendas no início dos anos 2000.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)