(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Argentina pagará adiantado US$ 6,7 bilhões por título de 2015


postado em 04/12/2014 15:09

A Argentina pagará de forma adiantada na próxima semana um título com vencimento para outubro de 2015, no valor de 6,7 bilhões de dólares. A iniciativa foi tomada para demostrar "vontade e capacidade de pagamento" em meio a seu litígio com os fundos especulativos nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira o ministro da Economia Alex Kicillof.

O ministro também anunciou que recomprará esses bônus em dinheiro e ao valor de mercado, com a opção de adquirir títulos com vencimento em 2024, com uma emissão adicional de 3 bilhões de dólares "para que os credores possam investir no país", disse Kicillof em coletiva de imprensa. "Vamos pagar de forma voluntária e antecipada o Boden 2015. Isso acontecerá entre 10 e 12 de dezembro", disse o Ministro.


"Os que têm esses títulos que vencem no ano que vem por 6,7 bilhões podem vir, que o Estado os comprará por um preço similar ao de mercado, de 97 dólares cada 100 dólares de valor nominal", explicou Kicillof. Este pagamento antecipado busca "acabar com as manobras especulativas", explicou o ministro.

O governo argentino lançou esta medida a menos de um mês do vencimento da cláusula que vence no fim deste ano e que complicou a situação do país no litígio contra os fundos especulativos, a quem o governo argentino deve 1,3 bilhão de dólares por títulos da dívida em moratória, segundo a decisão da justiça dos Estados Unidos.

A cláusula contida nas reestruturações de 2005 e 2010 obriga o país a estender a todos os credores qualquer oferta que supere as condições aceitas nessas operações por 93% dos credores. A recusa da Argentina em cumprir a decisão do juiz de Nova York Thomas Griesa levou o país a uma moratória parcial sobre sua dívida e foi declarado em desacato por descumprir a decisão da justiça americana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)